Uma vitória para a ação climática no mundo do desporto
O trabalho levado a cabo pela Pledgeball, e em particular a forma como a organização inspira a ação climática entre os adeptos e clubes desportivos, foi reconhecido pela BBC Green Sport. Estes prémios distinguem indivíduos e organizações de todo o mundo que, através do desporto, estão a contribuir para um futuro mais sustentável.
A Pledgeball tira partido da natureza competitiva do desporto para tornar a ação climática mais acessível, visível e popular para um vasto público. Entre outras ações, recorre a uma plataforma digital para incentivar os adeptos desportivos a falar sobre sustentabilidade e se comprometerem a fazer mudanças no seu estilo de vida. Estas são depois colocadas num quadro onde mostram os clubes que estão a poupar mais em termos de emissões de carbono. Só em 2024, os adeptos comprometeram-se a poupar mais de 62 milhões de kg de emissões potenciais, o equivalente a retirar mais de 13.600 carros da estrada.
Esta demonstração pública de apoio dos adeptos à ação climática dá resposta a um grande obstáculo nesta área – o de que a maioria das pessoas apoia a mudança, mas acredita que os outros não o fazem. A análise do modelo da Pledgeball mostrou que os adeptos têm mais probabilidades de falar sobre as alterações climáticas, de se sentirem com poder para agir e de fazerem escolhas sustentáveis.
A instituição de solidariedade social também está a conseguir influenciar a mudança estrutural no mundo do desporto, trabalhando com clubes e grupos no Reino Unido, e a nível internacional, no sentido de adotarem a realização de viagens sustentáveis para os seus jogadores.
As grandes redes parceiras – entre as quais a Liga dos Campeões da UEFA, a União Internacional de Biatlo, o Bristol Sport Group e o Campeonato do Mundo de Rugby Feminino – estão a ajudar a Pledgeball a integrar a ação climática em eventos desportivos globais. A título de exemplo, é de referir que a Pledgeball foi selecionada para trabalhar com a UEFA e a Mastercard durante a Liga dos Campeões de 2024, onde o seu trabalho foi promovido como um exemplo de boas práticas, levando a que os adeptos fizessem 91.000 promessas durante o torneio.
A Pledgeball tem sido apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do Programa Sustentabilidade da Fundação, como parte da estratégia de equipar as organizações sem fins lucrativos a “ultrapassar a bolha” dos públicos típicos e a envolver grupos alargados da sociedade na ação climática. Este apoio tem sido uma forma de reconhecer o seu potencial enquanto organização pequena e em fase inicial com uma rede crescente de fãs, parcerias desportivas e oportunidades de escala, no Reino Unido e a nível internacional.
“Estamos muito satisfeitos por ver a Pledgeball receber este prémio BBC Green Sport. O sucesso do Pledgeball é uma indicação clara de que a comunidade desportiva não só está pronta para a mudança como está ansiosa por fazer parte da solução. A Fundação orgulha-se de apoiar a Pledgeball na sua missão de impulsionar a ação climática através do poderoso meio do desporto.”
— Louisa Hooper, Diretora do Programa de Sustentabilidade, Fundação Calouste Gulbenkian