Respostas especializadas na área da demência
A ideia-chave deste projeto do Instituto S. João de Deus apoiado pela iniciativa Gulbenkian Home Care é que as pessoas com demência possam viver o maior tempo possível nos seus contextos, nas suas casas, com maior qualidade de vida e com maior autonomia possível. É por isso que os cinco profissionais envolvidos no Home 360 se esforçam por levar, até aos 513 beneficiários do projeto, um mundo ao qual estes não chegariam sem esta ponte com “o exterior”.
De acordo com os últimos estudos, revela Márcia Fonseca, a coordenadora do projeto, existem em Portugal cerca de 200 000 com demência diagnosticada. Considerando que cada uma tem, pelo menos, um cuidador informal, este universo envolve cerca de meio milhão de pessoas.
O que o projeto Home 360 procura é dar uma resposta com um chapéu sistémico, que operacionaliza os conceitos de proximidade, acessibilidade e continuidade, que faz diferença na vida das pessoas.
Gulbenkian Home Care
Histórias de soluções inovadoras, integradas e multidisciplinares na prestação de cuidados domiciliários a pessoas mais velhas, contribuindo para uma mudança de paradigma na prestação de cuidados.