Cuidar mais
Beja, como maior parte do Alentejo, é uma cidade com uma população muito envelhecida. Neste universo, há 136 idosos –com demências, Alzheimer, Parkinson, ou a viver em grande isolamento – que, no âmbito do projeto Cuidar+, são acompanhados por 34 profissionais da Cáritas Diocesana de Beja.
Este grupo é composto por terapeutas ocupacionais, como Sandra, e técnicos de exercício físico como Margarida. Uns puxam-lhes pela memória e com eles se dedicam a jogos que exercitem a mente; outros põe-nos a fazer exercício físico personalizado, sobretudo para manter a força e prevenir outras tantas maleitas que surgem com a idade.
Mas o Cuidar+ conta ainda com uma rede de voluntários, como Sónia e Carla, que conversam, fazem companhia, ou simplesmente se mantém disponíveis para o que for preciso, como se faz com a família.
Gulbenkian Home Care
Histórias de soluções inovadoras, integradas e multidisciplinares na prestação de cuidados domiciliários a pessoas mais velhas, contribuindo para uma mudança de paradigma na prestação de cuidados.