Obra completa VII: Escritos sobre a Universidade de Coimbra, 1919-1942

Joaquim de Carvalho

Este volume VII da Obra Completa de Joaquim de Carvalho, de acordo com o plano estabelecido, estava destinado a ser o último. À medida, porém, que estudávamos a ordenação dos escritos que deveriam estruturá-lo, apercebemo-nos de que, nos Aditamentos e Notas às «Noticias Chronologicas da Universidade de Coimbra», compostas por Francisco Leitão Ferreira, existia uma contribuição valiosíssima de natureza heurística e bibliográfica que seria aconselhável incluir no conjunto. Ocorreu-nos, então, fazer uma seleção do que, nesses Aditamentos e Notas, fosse representativo do trabalho do investigador.

No tomo VI já se editaram textos de Joaquim de Carvalho em que a história da Universidade de Coimbra foi objeto de focagem crítica. Trata-se, porém, da Universidade vista numa perspetiva mais específica e num estudo consagrado à história das instituições portuguesas de cultura.

Úteis e valiosas, são ainda hoje essas notas e apostilas para a futura elaboração de uma monografia histórica que haja de ser levada a bom termo sobre uma instituição como a nossa mais antiga Universidade, tão profundamente identificada com o evolver do pensamento nacional.

A seleção teve de ser muito severa para que o conteúdo deste VII tomo pudesse integrar-se nos Opera omnia. Não foi fácil proceder à eliminação do que era de outrem mas que, de algum modo, lhe pertencia também por opção e transcrição documental, a reforçar a sua própria pesquisa. […] Ainda que fragmentárias, as notas e anotações eruditas constituem uma valiosíssima miscelânea, prova eloquente não só da extraordinária ciência histórica do seu autor, como ainda da sua capacidade de coordenação e de articulação heurísticas. Quanto à capacidade de elaboração crítico-hermenêutica, já dela nos dera sobejas provas em trabalhos incluídos nos volumes precedentes. Aqui, todavia, nos 261 aditamentos históricos e bibliográficos – alguns deles são autênticas breves monografias de exata pesquisa – encontrará o leitor um manancial inesgotável de erudição concreta e, ao mesmo tempo, uma demonstração irrefutável do entranhado amor que Joaquim de Carvalho dedicava à sua Universidade.

 

(Da introdução de José V. de Pina Martins)

Ficha técnica

Outras Responsabilidades:

Pref. de José V. de Pina Martins

Edição:
1ª ed.
Coordenação editorial:
Fundação Calouste Gulbenkian. Serviço de Educação
Editado:
Lisboa, 1992
Páginas:
Vol. 7, 395 p.
ISBN:
972-31-0568-3