Colóquio/Letras 199

set – dez 2018

Personagem

Reúne-se neste número 199 um conjunto de artigos dedicado ao tema da Personagem, acompanhando numa perspetiva teórica o projeto Figuras da Ficção que o Professor Carlos Reis tem vindo a desenvolver.

A figuração e a sobrevida da Personagem são questões abordadas em obras de autores tão diferentes como Herculano, Abelaira, Lobo Antunes ou Lídia Jorge, ou na passagem da literatura para outras artes, como o cinema. Os artigos são acompanhados por depoimentos de escritores.

Fora deste núcleo, destaca-se o texto de Sandra Guerreiro Dias sobre Cesariny enquanto ‘performer’; o de Joana Matos Frias, que se detém no trabalho sobre a linguagem, entre a publicidade e a poesia, em Armando Silva Carvalho; um breve ensaio de Eduardo Lourenço sobre a génese dos heterónimos pessoanos; e, por fim, a poesia de Ramiro S. Osório.

Os separadores e a capa são da autoria de Jorge Queiroz.

Neste Ano Europeu do Património Cultural, a revista inclui um suplemento sobre o tema, com textos de Guilherme d’Oliveira Martins, Vítor Serrão, Carlos Fiolhais e Helena Carvalhão Buescu. O tópico ganhou uma infeliz atualidade com o incêndio do Museu Nacional do Brasil, que constituiu uma perda irreparável para a História dos nossos dois países.

 

Sumário

Ficha técnica

Outras Responsabilidades:

Nuno Júdice (dir.)

Idioma:
Português
Editado:
Lisboa, 2018
Entidade
Fundação Calouste Gulbenkian
Dimensões:
170 x 245 mm
Páginas:
288