Colóquio/Letras 189

mai – ago 2015

Identidades

O número 189 da revista Colóquio/Letras põe o acento em questões de Identidade. Sob esse foco e numa perspetiva comparatista, são analisadas lado a lado obras de Bernardo Carvalho e João Guimarães Rosa, Herberto Helder e Manuel Bandeira, Al Berto e Gilberto Mendonça Teles, Michel Onfray e Rilke. O tema da busca identitária é ainda abordado em Maria Velho da Costa e Nuno Bragança.

O método comparatista é seguido também num estudo sobre Eduardo Lourenço e Maria Gabriela Llansol bem como na análise das relações entre poesia e fotografia, a propósito de um livro que junta os poetas João Miguel Fernandes Jorge e Ruy Belo e o fotógrafo Jorge Guerra. O simbolismo do cavalo é explorado num texto sobre António Lobo Antunes e o tempo e a memória em dois artigos sobre Lídia Jorge.

Em anexo publica-se a lição inaugural do Professor Phillip Rothwell sobre Camões e o império colonial português. Phillip Rothwell sucede a T. F. Earle na Cátedra D. João II de Estudos Portugueses da Universidade de Oxford.

Marta Wengorovius é a autora da capa e dos separadores da revista.

 

Sumário

Ficha técnica

Outras Responsabilidades:

Nuno Júdice (dir.)

Idioma:
Português
Editado:
Lisboa, 2015
Entidade
Fundação Calouste Gulbenkian
Dimensões:
170 x 245 mm
Páginas:
288