Ver pela arte

Promovido por Centro Nacional de Cultura
Parceiros: Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo e Faculdade de Motricidade Humana

B21-201349

A música é uma arte acessível às crianças com deficiência visual e, por isso, representa uma forma de partilha e integração com os restantes colegas, mas em Portugal, esta prática é adotada com pouca frequência. Este projeto desenvolverá atividades de cooperação e entreajuda visando atenuar as desigualdades no acesso daquelas crianças e jovens à informação e à cultura. Com medidas apropriadas, estas crianças terão a oportunidade de desenvolver o seu potencial criativo, artístico e intelectual, para benefício próprio e para enriquecimento da Sociedade.

Serão estudadas experiências já realizadas nesta área e adaptado o conhecimento adquirido a um programa integrado que possa ser utilizado pelas escolas de música de todo o país. Outra vertente do projeto relaciona-se com o respeito pela diferença e com a tolerância – as crianças e jovens com visão normal serão sensibilizadas para as dificuldades com que os seus colegas com deficiência visual se deparam.

 

 

Áreas: Jovens; defesa dos Direitos Humanos, incluindo os direitos das minorias
Projeto iniciado em Novembro de 2014
Apoio: 42.692€