VELEDA

O teatro como agente criativo de transformação pessoal e social de mulheres sós com filhos a cargo

 

Promotor: Beira Serra – Associação de Desenvolvimento
Área Artística: Teatro
Responsável área artística: Sílvia Pinto Ferreira
Responsável área social: Marisa Marques
Território: Belmonte, Covilhã, Fundão
Duração: 24 meses
ODS: 5. Igualdade de género, 10. Reduzir as desigualdades

VELEDA © Bruna Kievel
VELEDA © Bruna Kievel

O projeto VELEDA é dirigido a mulheres sós, com filhos a cargo e em situação de vulnerabilidade socioeconómica, nos três municípios da Cova da Beira.

A proposta artística do projeto assenta no recurso ao teatro como agente criativo de transformação pessoal e social e propõe-se realizar duas atividades nucleares interligadas: os laboratórios de pesquisa social e artística, para desenvolvimento de soft skills e iniciação à prática teatral, e a criação de um espetáculo de teatro documental, a par com uma equipa artística profissional.

VELEDA © Bruna Kievel
VELEDA © Bruna Kievel

Como atividades satélite do projeto, está previsto o desenvolvimento de iniciativas que pretendem ter um impacto na forma como a sociedade encara a questão da monoparentalidade, como grupos de encontro, debates com convidados, produção de artigos científicos (em parceria com a Universidade da Beira Interior) e a realização de um vídeo documental.

 

Saber mais

Relacionado

 

E de longe se faz o perto

Verónica e Zita são mães solteiras que tiveram de enfrentar novos desafios com o período de confinamento. O projeto VELEDA, apoiado pela iniciativa PARTIS, mostra como a arte ajuda a sobreviver aos tempos difíceis.

Ler Reportagem

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Este projeto contribui para as seguintes metas

 

Meta 5.5

Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida politica, económica e pública

Meta 10.2

Empoderar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra