Valorização da educação pré-escolar

Aprender a brincar com recursos locais

 

Área de atuação: Pré-escolar 
Promotor e executor: HELPO
Financiador: Fundação Calouste Gulbenkian 
Parceiros: Programa de Desenvolvimento Integrado de Lembá, Escola de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Superior de Educação e Comunicação da Universidade de S. Tomé e Príncipe.
Localização: Distrito de Lembá, São Tomé e Príncipe  
Beneficiários: 1040 crianças (2-6 anos), 84 técnicos de educação pré-escolar, pais e encarregados de educação. 
Duração: 32 meses (jan 2020 – set 2022)
Fase do Projeto: Em desenvolvimento
ODS: 4. Educação de qualidade 

Jardim de infância Nova Esperança, Santa Catarina © Sofia Ascenso

O projeto “Valorização da educação pré-escolar em São Tomé e Príncipe através do conhecimento e da utilização dos recursos locais” tem como objetivo a criação de uma proposta de educação pré-escolar de qualidade, num contexto de fragilidade, com possibilidade de generalização futura a outros distritos e a utilização de recursos locais numa lógica de sustentabilidade futura.

Jardim de infância Pôr do Sol, Neves © Sofia Ascenso
Jardim de infância Pôr do Sol, Neves © Sofia Ascenso

Eixos de intervenção

Caracterização do universo infantil dos 2 aos 6 anos de idade, através do levantamento de jogos, brincadeiras, contos, lengalengas e músicas tradicionais, conhecidos e usados pelas crianças e encarregados de educação.

Práticas de envolvimento parental utilizadas nas creches Pôr do Sol e Nova Esperança

Qualificação do pessoal técnico e cuidadores, sobre o desenvolvimento da criança na faixa etária 2-6 anos, para adaptação dos conteúdos formativos e dos materiais a criar, tendo em atenção as competências geralmente adquiridas até à entrada no primeiro ciclo do ensino primário, contribuindo para uma transição fluída de ciclos.

Jardim de infância Nova Esperança, Santa Catarina © Sofia Ascenso
Jardim de infância Nova Esperança, Santa Catarina © Sofia Ascenso

 

Saiba mais

VÍDEO


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Este projeto contribui para a seguinte meta

 

Meta 4.2

Garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira fase da infância, bem como cuidados e educação pré-escolar

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