SmartFarmer

Projeto-piloto para facilitar o acesso ao mercado pelos pequenos agricultores e reduzir impactos ambientais na produção

O SmartFarmer é um portal eletrónico que aproxima, por georreferenciação, produtores e consumidores de hortofrutícolas, permitindo que os produtores canalizem a sua produção diretamente ao consumidor, gerando menos desperdício e impactos ambientais e conseguindo melhores rendimentos.

O SmartFarmer foi criado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento para possibilitar a pequenos agricultores uma forma mais ágil de estabelecerem Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA). Os CCA são um modo de comercialização de produtos agroalimentares que assenta na venda direta do agricultor ao consumidor, sem intermediários e garantindo que intermediários e consumidores têm acesso a produtos locais, rastreáveis e sazonais a custo acessível.

O projeto-piloto testará a utilização da plataforma pelos agricultores e consumidores de duas regiões – Beira Interior e do Tejo/Lisboa, procurando avaliar especificamente se esta utilização tem os seguintes impactos: menor desperdício na produção; melhores rendimentos (e mais rapidamente disponíveis) para os produtores; e acesso a produtos agroalimentares frescos, locais e sazonais por parte dos consumidores. Os resultados do piloto serão avaliados para se determinar como o modelo poderá ser ajustado e aplicado à escala nacional.

Este projeto contribui diretamente para os objetivos do Programa Gulbenkian Sustentabilidade, ao promover a inovação e novas práticas que reduzam os impactos ambientais da produção (neste caso, agrícola), promovendo o consumo de produtos agroalimentares mais sustentáveis.

Atualização em 04 Novembro 2018