Orquestra de Cordas da Ajuda

A música como catalisador de união entre crianças de diferentes contextos sociais e promotor de coesão entre diferentes gerações

 

Promotor: Yellow Cusca Associação Cultural
Área Artística: Música
Responsável área artística: Catarina Aidos
Responsável área social: Cristina Abreu
Território: Lisboa (Freguesia da Ajuda)
Duração: 36 meses
ODS:  4. Educação de qualidade, 10. Reduzir as desigualdades, 11. Cidades e comunidades sustentáveis

Orquestra de Cordas da Ajuda ©Julia Geiger

A Orquestra de Cordas da Ajuda procura fazer frente aos vários problemas identificados junto das crianças em situação de vulnerabilidade social da freguesia da Ajuda (absentismo e insucesso escolar, desagregação e desenraizamento dos seus pares, iliteracia e falta de contacto com a prática artística, entre outros) e, através da criação de um Coro Comunitário, promover a coesão entre as diferentes gerações que compõem a população da freguesia, maioritariamente envelhecida.

Orquestra de Cordas da Ajuda©Julia Geiger
Orquestra de Cordas da Ajuda©OCA

Além das aulas de música nas escolas e da formação do Coro Comunitário, o projeto inclui sessões de trabalho com todos os participantes (Encontros Imaginários e Narrativas Urbanas) para explorar outras vertentes artísticas, como o teatro, a escultura ou a escrita criativa. O projeto termina numa residência artística com um convidado do Lu.Ca (Teatro Luís de Camões).

 

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Este projeto contribui para as seguintes metas

 

Meta 4.1

Garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, e que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes

Meta 4.5

Eliminar as disparidades de género na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e crianças em situação de vulnerabilidade

Meta 4.7

Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável

Meta 10.2

Empoderar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra

Meta 11.4

Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo