Orquestra de Afectos

A música e a voz para trabalhar a comunicação afetiva com crianças no jardim de infância

 

Promotor: Associação das Orquestra Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal
Área Artística: Música
Responsável área artística: Helena Lima
Responsável área social: Matilde Caldas
Duração: 31 meses 
ODS: 4. Educação de qualidade

Orquestra dos Afectos © Márcia Lessa
Orquestra de Afectos © Márcia Lessa
Orquestra dos Afectos © Márcia Lessa
Orquestra de Afectos © Márcia Lessa
  • Orquestra dos Afectos © Márcia Lessa
  • Orquestra dos Afectos © Márcia Lessa

A Orquestra de Afectos é um projeto que se propõe trabalhar a comunicação afetiva no jardim-de-infância através da música, em particular através da voz, como forma de mitigar relações conflituosas que resultam, muitas vezes, numa transferência dos problemas dos bairros circundantes para a escola.

O projeto centra-se em sessões musicais, com primazia no repertório vocal, procurando desenvolver relações afetivas entre crianças e adultos, promover a sociabilização, a comunicação e o desenvolvimento das soft skills.

 

Saber mais

Relacionado

 

Orquestra dos Afectos © Márcia Lessa

Uma orquestra cheia de afetos

Um projeto PARTIS usa a música para mitigar relações conflituosas e a agressividade com que crianças dos 3 aos 6 anos convivem diariamente.

 

Ler Notícia

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Este projeto contribui para as seguintes metas

 

Meta 4.2

Garantir que todoas as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira fase da infância, bem como cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam preparados para o ensino primário.

Meta 4.7

Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável