Notas de contacto – a OCPsolidária na Cercioeiras

 

Promotor: Orquestra de Câmara Portuguesa
Áreas Artísticas: Música
Responsável área artística: Pedro Carneiro
Responsável área social: Teresa Simas
Âmbito Territorial: Oeiras
Duração: 36 meses
ODS: 10. Reduzir as desigualdades

Notas de Contacto © OCP
Notas de Contacto © OCP

O projeto Notas de Contacto, da Orquestra de Câmara Portuguesa, desenvolve ações e atividades musicais orientadas para potencializar as capacidades da pessoa com deficiência, promovendo a sua qualidade de vida e integração na comunidade e contribuindo para a promoção de uma sociedade inclusiva.

Notas de Contacto © OCP
Notas de Contacto © OCP
Notas de Contacto © Kai Bienert
Notas de Contacto © Kai Bienert

O foco artístico vai centrar-se na improvisação e na exploração musical como forma de libertação e expressão artística dos participantes, tendo como objetivo integrar alguns dos músicos do Notas de Contacto na Jovem Orquestra Portuguesa. Prevê-se também a criação de um espetáculo com os 5ª Punkada, com uma digressão Nacional em 2020/21, e a aposta na escrita de pequenas peças para criar repertório que permita consolidar um “ensemble” que possa apresentar o seu trabalho a nível nacional.

 

Saiba mais

Relacionado

 

Construir pontes em tempos de pandemia

A Covid-19 deixou muitos projetos em suspenso, mas trouxe também ao de cima exemplos de força e superação. Fomos conhecer o caso do projeto Notas de Contacto – OCPsolidária na CERCIOEIRAS, apoiado pela iniciativa PARTIS.

Ler Reportagem

 

Prática musical com pessoas com deficiência intelectual: metodologia de trabalho do projeto

No projeto Notas de Contacto – a OCPsolidária na CERCIOEIRAS, os músicos da OCP em colaboração com os terapeutas da CERCIOEIRAS desenvolvem estratégias de aprendizagem musical adaptadas às necessidades específicas das pessoas adultas com deficiência intelectual.

A música como elemento facilitador de comunicação e de expressão criativa, mas também como ferramenta terapêutica para a melhoria de competências físicas e cognitivas.

Ver vídeo

 

Ensemble Notas de Contacto no Festival “Young Euro Classic”, em Berlim

Em Julho 2019, o Ensemble Notas de Contacto apresentou-se com a JOP – Jovem Orquestra Portuguesa no festival “Young Euro Classic”, na Konzerthaus de Berlim, onde estreou a peça “Alcance” de João Godinho. Com esta obra para 8 solistas (5 músicos do Projeto Notas de Contacto e 3 professores) e grande orquestra, o compositor foi distinguido pela organização do festival com o “European Composer Award 2019”.

Ver vídeo

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Este projeto contribui para a seguinte meta

 

Meta 10.2

Empoderar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra