International Development Summer Course

Debates e conferências sobre os desafios e as tendências na área do Desenvolvimento Internacional

 

Promotor: Fundação Calouste Gulbenkian, Plataforma Portuguesa das ONGD e Cesa – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento do ISEG
Principal financiador: Fundação Calouste Gulbenkian
Beneficiários: Quadros técnicos de ONGD, investigadores e estudantes de Desenvolvimento
Fase do Projeto: Em desenvolvimento
ODS: 17. Parcerias para a implementação dos Objetivos

O International Development Summer Course  tem como objetivo reforçar as lideranças das ONGD, através do estímulo à reflexão sobre as atuais matérias e desafios da agenda internacional do Desenvolvimento.

Este curso dirige-se, sobretudo, a gestores de ONGD nacionais, investigadores e estudantes na área do Estudos de Desenvolvimento e a outros atores da sociedade civil, nomeadamente membros de Plataformas de ONGD dos países parceiros e jornalistas da área internacional.

Na primeira edição, em 2017, tratou-se a questão da aplicação da teoria da mudança em contextos organizacionais e abordaram-se temáticas como a geopolítica e a cooperação para o desenvolvimento, os novos paradigmas de desenvolvimento, a advocacia e comunicação.

A edição de 2019 teve como grandes temas a inovação e a digitalização para o Desenvolvimento.

 

Saiba mais

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Este projeto contribui para as seguintes metas

 

Meta 17.16

Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento.

Meta 17.17

Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.