Hack for Good

Maratona de desenvolvimento tecnológico com impacto social

Em 2016, a Fundação Calouste Gulbenkian lançou a iniciativa Hack for Good, uma maratona de desenvolvimento tecnológico (hackathon) focada em encontrar soluções tecnológicas inovadoras para problemas sociais.​

A primeira edição foi dedicada ao tema bem estar no envelhecimento, envolvendo 150 participantes de todo o país, organizados em 35 equipas multidisciplinares. O júri atribuiu o primeiro prémio à equipa Cuidar-e, que desenvolveu uma plataforma online para facilitar a vida dos cuidadores informais. O segundo prémio foi para a aplicação Ximi, desenhada para combater a solidão e o sedentarismo. O Voice Ring, uma aplicação de gestão de tarefas para idosos autónomos ficou em terceiro lugar.​

Em 2017, o Hack for Good procurou criar melhores soluções para a integração de refugiados e migrantes a nível global. Durante 36 horas, 152 participantes procuraram desenvolver respostas para facilitar a integração de refugiados nas suas comunidades de acolhimento. A equipa Portuguese Women in Tech garantiu o primeiro prémio com a aplicação móvel CURA, para conectar de forma anónima os migrantes com médicos voluntários credenciados.

A última edição, em maio de 2018, realizou-se no Porto, e foi dedicada ao bem estar de crianças e jovens . O evento contou com 170 participantes, naquela que foi a edição com maior participação. A equipa Eyebrain venceu o primeiro prémio com uma ferramenta para ajudar no diagnóstico precoce de Parkinson. Barcoders e LITmaker venceram o segundo e terceiro prémio, respetivamente.

 

Durante as edições Hack for Good Gulbenkian, corremos riscos e testámos novas formas de trabalhar nesta área específica. Ao abrirmos caminho no panorama tecnológico, procurando causar impacto, esperamos que o nosso conhecimento e recomendações possam reforçar os resultados nesta área e permitam que outros possam também deixar a sua marca através da tecnologia, no âmbito do ecossistema “tech for good”. Nesse sentido, criámos um tool kit para inspirar e encorajar as pessoas a criar as suas próprias hackathons com uma componente social, com o objetivo de ajudar a encontrar soluções para os problemas reais da sociedade – fundações, entidades privadas, empreendedores ou sonhadores, qualquer um pode fazê-lo com esta ferramenta!

DESCARREGAR O TOOL KIT

 


AS EDIÇÕES  

Atualização em 01 Julho 2019