Conceber impacto

Em 2019, estabelecemos novas parcerias para implementar a estratégia “Conceber Impacto”. Convidamos diferentes partes interessadas, como universidades, associações de estudantes, câmaras municipais e empresas, a juntarem-se a nós nos nossos esforços de Hack for Good. Oferecemos apoio a estas organizações na criação das suas próprias hackathons com fins sociais.

Ao inspirarmos e aconselharmos outras entidades a incorporarem uma missão social nas suas hackathons, visamos maximizar o nosso impacto coletivo.

O foco da Estratégia “Conceber Impacto”:

  • Mostrar a quem usa a tecnologia que pode utilizar o seu talento para resolver problemas sociais;
  • Promover a criatividade e encontrar soluções baseadas na tecnologia para problemas sociais relevantes;
  • Alcançar produtos minimamente viáveis, encontrar parceiros e começar a pensar em planos de negócio sustentáveis e escaláveis;
  • Criar uma comunidade de prática na utilização de hackathons no âmbito do ecossistema “tech for good”.

Em 2019, iniciámos parcerias com quatro hackathons estabelecidas em Portugal. Através destas parcerias, a Fundação Calouste Gulbenkian tem apoiado essas hackathons através da oferta de um conjunto de desafios mais diversos aos participantes (para além dos desafios financeiros ou tecnológicos habituais) e da inclusão de desafios sociais.

A comunidade tecnológica dispõe agora de quatro hackathons relevantes no país, onde as pessoas podem juntar-se e utilizar os seus talentos e capacidades competitivas, ao mesmo tempo que fazem algo com que realmente se importam e mudam o mundo.

Tool Kit

Tool Kit

Criámos um tool kit para inspirar e encorajar as pessoas a criar as suas próprias hackathons com uma componente social.

Hack for Good

Hack for Good

Durante as três edições Hack for Good Gulbenkian, corremos riscos e testámos novas formas de trabalhar nesta área específica.

Atualização em 01 Julho 2019