Reprodução e reserva de documentos

Regras gerais

A reprodução de obras da Biblioteca Gulbenkian Paris destina-se à investigação, estudo e documentação estritamente pessoal. A sua utilização para quaisquer outros fins está sujeita ao cumprimento, da inteira responsabilidade do requerente, da legislação sobre direitos de autor, direitos de personalidade ou outros aplicáveis às espécies reproduzidas.

A utilização de reproduções de obras da Biblioteca Gulbenkian Paris, para quaisquer outros fins, como publicação e divulgação, exige consentimento prévio por escrito da Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação em França.

A Biblioteca Gulbenkian Paris alerta que a realização de reproduções em regime de autosserviço obriga ao cumprimento das disposições legais sobre Direitos de Autor e Direitos Conexos aplicáveis.

A publicação ou divulgação de reproduções de imagens de obras da Biblioteca Gulbenkian Paris que não se encontrem no domínio público ou às quais se apliquem restrições de difusão baseadas em Direitos de Personalidade, nomeadamente os relativos à Reserva sobre a Intimidade da Vida Privada, exige a obtenção de autorizações junto dos detentores de direitos sobre as obras, da inteira responsabilidade do requerente das reproduções.

A Biblioteca Gulbenkian Paris pode fixar restrições ou interditar a reprodução de documentos dos seus fundos, por razões de preservação das espécies ou relacionadas com a legislação aplicável à sua divulgação.

 

Como requerer ou executar reproduções

O serviço de reprodução funciona localmente e exige um pagamento fixado na tabela de preços em vigor, disponível junto à máquina fotocopiadora.

As reproduções de obras do fundo geral da Biblioteca Gulbenkian Paris podem ser feitas:

  • em regime de autosserviço (fotocópias a P/B, digitalizações e impressões)
  • por encomenda (fotocópias a cores ou a P/B e digitalizações)

É possível ainda solicitar, após preenchimento de formulário próprio para o efeito, a autorização para reprodução fotográfica ou digitalização, com equipamento pessoal, de espécies do fundo geral.

A reprodução pelo próprio ou a cedência de cópias pela Biblioteca Gulbenkian Paris de espécies de acesso restrito (por razões de preservação ou legais) exige sempre autorização prévia.

 

Fotocópias e digitalizações em regime de autosserviço

As fotocópias a P/B e as digitalizações são efetuadas em regime de autosserviço no equipamento existente no espaço informal da Biblioteca, mediante apresentação do cartão de leitor. Para efetuar o pagamento, os leitores deverão dirigir-se à referência.

Por razões legais e de preservação, não é permitido fotocopiar espécies de valor patrimonial relevante, espécies frágeis e/ou cujo manuseamento exija cuidados especiais, obras cujo acesso deva ser restringido com base na legislação sobre Direitos de Autor, Direitos de Personalidade ou relativos à Reserva sobre a Intimidade da Vida Privada.

 

Impressões

É possível fazer a impressão de conteúdos acessíveis nos postos de consulta distribuídos pelas diferentes salas da biblioteca, seguindo-se o mesmo procedimento das fotocópias/digitalizações no que concerne ao pagamento.

 

Reserva de documentos para consulta local

Os leitores têm o direito de reservar, para consulta local, o máximo de 8 obras por dia, durante o período de 3 dias consecutivos. Esse período pode ser estendido caso não existam reservas pendentes dos mesmos documentos.

Atualização em 06 Julho 2017