Referência e leitura

Referência

O serviço de referência da Biblioteca Gulbenkian Paris tem como objetivo potenciar o conhecimento e o uso dos recursos de informação do fundo bibliográfico da biblioteca, mas também os existentes na Internet. Assim, são atribuições deste serviço as seguintes:

  • Orientar os utilizadores na utilização dos recursos de informação de acordo com as suas necessidades;
  • Apoiar os utilizadores na pesquisa e recuperação de informação nas seguintes fontes:
  • Catálogos bibliográficos
  • Bases de dados científicas com recursos de diversos suportes e tipologias, incluindo as que utilizam ferramentas bibliométricas
  • Gestão de bibliografias
  • Informação disponível na web

O serviço de referência funciona presencialmente (segundas,  quartas e sextas das 10h às 17h e terças e quintas das 10h às 18h) ou à distância, neste caso por via telefónica ou eletrónica:

Tel: 01 53 85 93 84
Email: bibliotheque@gulbenkian-paris.org

 

Leitura

A sala 1 disponibiliza em livre acesso cerca de 10 mil obras literárias em língua portuguesa e também um conjunto significativo de estudos literários sobre obras lusófonas. Para além disso, reúne uma seleção de traduções para francês de obras literárias em língua portuguesa.

Dispõe de algumas mesas de trabalho, individuais e coletivas.

Esta sala conta, ainda, com um gabinete que poderá ser reservado para efeitos de estudo/investigação e de acompanhamento científico, por um período de três dias consecutivos, renováveis de imediato caso não existam outros pedidos de reserva.

Na sala 2 encontram-se as obras de referência (dicionários, enciclopédias, glossários), uma seleção de publicações periódicas dedicadas às temáticas das culturas de língua portuguesa e algumas publicações editadas pela Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa e Paris). É aqui também que se encontram expostas as novidades bibliográficas recentemente chegadas à Biblioteca.

Por dispor de uma grande mesa de trabalho coletiva, a sala 2 reúne as condições propícias à leitura e estudo num ambiente colaborativo. Disponibiliza, também, dois postos de acesso ao catálogo.

A sala 3, é dedicada às ciências sociais, história, património, artes visuais e artes performativas dos países de língua portuguesa. Disponibiliza um posto de acesso ao catálogo bibliográfico e um posto de consulta para os recursos multimédia e imprensa corrente em formato digital.

Mais recentemente, foi criada uma zona de descanso na biblioteca, na qual os utilizadores podem reproduzir/digitalizar documentos, consultar o catálogo informatizado e ler a imprensa diária ou, simplesmente, fazer uma pausa.

Todas as salas estão equipadas com rede wireless.

Também é possível consultar obras que se encontrem nos depósitos, mediante o preenchimento de uma ficha existente para esse efeito e que deve ser entregue na referência. O pedido destes documentos pode ser efetuado até 30 minutos antes do encerramento da biblioteca.

A biblioteca possui ainda uma sala polivalente, situada no rés-do-chão do edifício, na qual realiza mostras documentais, formação de utilizadores, atividades de promoção da leitura, apresentações de livros e conferências. Para conhecer o nosso programa de atividades aceda à agenda.

Atualização em 06 Julho 2017