Empréstimos

Empréstimo domiciliário

 Todos os utilizadores da Biblioteca Gulbenkian Paris usufruem do serviço de empréstimo domiciliário, mediante apresentação do cartão de leitor, que é gratuito e renovável anualmente.

O número de obras possível de ser requisitado é determinado pela categoria de leitor. Assim:

  • Leitor de sala (estudantes e indivíduos com grau académico inferior a mestrando): 3 obras por um período de 30 dias;
  • Leitor de sala especial (mestrandos, doutorandos, doutores, professores universitários, investigadores): 5 obras por um período de 30 dias;
  • Leitor de uma semana (indivíduos cuja utilização da biblioteca é temporária, no máximo uma semana): 3 obras por um período de 4 dias.

Estão excluídos do empréstimo domiciliário as obras reservadas, as publicações periódicas e a imprensa corrente.

Os empréstimos domiciliários do leitor de sala e do leitor de sala especial podem ser renovados por um período de 15 dias úteis, desde que não existam outros pedidos de empréstimos dos livros em causa.

Os documentos devem ser devolvidos à biblioteca no prazo estipulado e nas condições em que foram entregues.

 

Empréstimo inter-bibliotecas

O empréstimo inter-bibliotecas permite à Biblioteca Gulbenkian Paris solicitar ou receber pedidos de documentos (monografias, publicações periódicas, teses, recursos eletrónicos).

Por conseguinte, a Biblioteca:

  • Solicita documentos a outros serviços de informação que se situem fora da Île-de-France (em França e noutros países)
  • Recebe pedidos de empréstimos de documentos das suas coleções, por parte de outras instituições francesas ou estrangeiras. Neste caso, os documentos são emprestados por um período máximo de 30 dias úteis a contar da data da expedição dos mesmos

O serviço de empréstimo inter-bibliotecas é um serviço pago, cabendo ao leitor/biblioteca requerente suportar os seus custos, calculados previamente ao pedido/cedência do documento(s).

Atualização em 29 Junho 2017