Fundo Geral

A Biblioteca Gulbenkian Paris compreende um fundo geral, em constante atualização e crescimento, com cerca de 97.000 volumes dedicados à língua portuguesa e aos estudos lusófonos nos domínios das ciências sociais e das humanidades, distribuídos do seguinte modo: c. de 74.000 monografias; c. de 17.400 volumes de publicações periódicas, com uma coleção ativa de cerca de 280 títulos; e c. de 3000 documentos multimédia (DVDs e CD-ROMS, vídeos).

A biblioteca disponibiliza também imprensa corrente em formato digital (possível de ser consultada num posto de trabalho reservado para o efeito), nomeadamente: Diário de Notícias, Público, Expresso e revista Visão.

Destaca-se, ainda, um núcleo documental de relevância institucional, que abrange uma coleção de obras editadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa e em Paris, com destaque para os catálogos das exposições organizadas pela instituição.

 

Principais áreas temáticas:

  • Literatura em língua portuguesa
  • Literatura em língua portuguesa traduzida, em particular para a língua francesa
  • Estudos literários e críticos
  • História, património e arquitetura
  • Artes visuais (pintura, escultura, fotografia, desenho)
  • Artes performativas (música, dança, teatro, cinema)
  • Cultura contemporânea

 

Seleção de títulos de publicações periódicas disponíveis na biblioteca:

 

Redes colaborativas

A Biblioteca Gulbenkian Paris integra duas redes colaborativas: uma portuguesa, Porbase – Base Nacional de Dados Bibliográficos; e outra, francesa, Sudoc – Catalogue do Système Universitaire de Documentation.

Estas redes colaborativas permitem à Biblioteca promover as suas coleções num contexto mais alargado, em cooperação com outras bibliotecas nacionais e internacionais, fomentando a partilha de recursos e o diálogo entre instituições congéneres.

Atualização em 07 Julho 2017