Ciência em Cena 2016

As doenças cardiovasculares

O concurso Ciência em Cena entra na 3.ª edição à procura de ideias criativas para abordar as doenças cardiovasculares. Organizado pela Associação Maratona da Saúde e pelo Descobrir – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, o concurso quer despertar o interesse de jovens estudantes pelo conhecimento científico, consciencializá-los das várias doenças e sensibilizá-los para a solidariedade. Nas duas edições anteriores, o Ciência em Cena abordou os temas da diabetes e das doenças neurodegenerativas.

Aberto a todos os alunos do 9.º ao 12.º ano e do ensino profissional, que frequentem as escolas portuguesas, públicas ou privadas, este concurso pede aos jovens que gravem um vídeo em que apresentam as suas ideias criativas em apenas três minutos. O objetivo é transmitir uma ideia sobre as doenças cardiovasculares, por meio da forma que mais considerarem adequada – demonstração científica, performance artística, etc. As candidaturas podem ser enviadas até 9 de janeiro do próximo ano e as informações sobre o concurso podem ser consultadas em cienciaemcena.pt.

Os vencedores dos três primeiros lugares têm direito a um cheque-oferta no valor de 500 euros, sendo o primeiro convidado a participar no espetáculo solidário da Maratona da Saúde, transmitida em direto pela RTP. A sessão final realizar-se-á a 18 de março na Fundação Calouste Gulbenkian.