Coro e Orquestra Gulbenkian
O nosso novo Diretor Musical, Hannu Lintu, terá a sua primeira temporada como Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian. Dará continuidade ao ciclo Mahler, iniciado em 22/23, contando com a colaboração de dois outros maestros com fortes ligações à Gulbenkian Música: Lorenzo Viotti dirigirá a 7.ª Sinfonia, o próprio Hannu Lintu assumirá a sumptuosa 2.ª Sinfonia, Ressurreição, enquanto a 1.ª Sinfonia ficará a cargo de Giancarlo Guerrero. Outros concertos liderados por Hannu Lintu incluem a 5.ª Sinfonia de Chostakovitch, e Lobgesang de Mendelssohn, com o Coro Gulbenkian.
O maestro John Nelson continua a sua exploração da música de Hector Berlioz, com a obra Romeu e Julieta a iniciar os concertos da Orquestra e do Coro Gulbenkian. Para além de maestros já bem conhecidos do nosso público, surgem novos nomes como Aziz Shokhakimov, Robert Treviño, Marc Albrecht ou Matthew Halls.
Os populares Concertos de Domingo são constituídos por cinco novos programas, continuando a dar, a um público variado, a oportunidade de escutar peças famosas do repertório clássico, com apresentação das obras em palco antes da sua interpretação pelos músicos da Orquestra Gulbenkian.
Grandes Intérpretes
Um dos pontos altos desta temporada será certamente o projeto Schubertiade, imaginado por Maria João Pires. Quatro concertos em três dias de setembro, com um repertório variado e a colaboração de músicos que a pianista convidou especialmente para esta ocasião. Outro momento muito esperado é o do regresso à Gulbenkian Música do músico catalão Jordi Savall, na liderança do seu eclético agrupamento instrumental Hespèrion XXI. Por seu lado, Evgeny Kissin e Matthias Goerne, um duo de exceção, vão conduzir-nos ao mundo romântico de Schumann e Brahms.
O agrupamento barroco com sede em Veneza, Il pomo d’oro, volta ao nosso convívio, desta vez na companhia do aclamado contratenor Jakub Józef Orlinski. Outro momento musical que envolverá o público num ambiente de profunda espiritualidade e superior desempenho artístico será o da interpretação das Vésperas de Monteverdi, pela Cappella Mediterranea e o Coro Gulbenkian, sob a direção do maestro Leonardo García Alarcón.
Joyce DiDonato revelará outra das suas várias facetas com o recital intitulado Songplay. A mezzo norte-americana reúne músicos dos domínios da ópera, do jazz e do tango pelo puro prazer da improvisação, da experimentação e da partilha. Presença assídua na Gulbenkian Música, Martha Argerich regressa com um novo programa, agora em parceria com o pianista sul-coreano Dong Hyek Lim.
Ciclo de Piano
O ciclo de piano inclui sete artistas, sete personalidades diferentes com escolhas distintas de repertório. Elisabeth Leonskaja, la Grande Dame do piano, inicia a série em outubro e Grigory Sokolov termina-a em maio. Entre estes dois extremos, viajaremos através da imensa riqueza que a música para piano e os seus intérpretes nos podem oferecer, com o jovem génio francês Alexandre Kantorow, e ainda Arcadi Volodos, Denis Kozhukhin, Piotr Anderszewski e Ivo Pogorelich.
Esperamos que, mais uma vez, partilhem a nossa paixão pela Música, e que todos sejam calorosamente bem-vindos à Gulbenkian Música.