2 Dezembro 2019

Novo disco da Orquestra Gulbenkian: Step Right Up

Já está disponível nas plataformas digitais e locais habituais o novo disco da Orquestra Gulbenkian com obras do compositor português Vasco Mendonça.

Vasco Mendonça
Vasco Mendonça© DR

O concerto para piano Step Right Up é uma das três peças que integram o primeiro CD monográfico do compositor, que foi lançado na passada quinta-feira pela editora internacional NAXOS, juntamente com as peças Group Together, Avoid Speech (2012) e Unanswerable Light (2016, rev. 2017). Co-produzido pela Fundação Calouste Gulbenkian, este é o primeiro disco de música orquestral de Vasco Mendonça – um “retrato orquestral” como a editora o intitula, e pretende ser um marco da obra para orquestra do compositor até à data.

Em junho de 2018, a Orquestra Gulbenkian estreou no Grande Auditório o concerto para piano e orquestra Step Right Up, com o destacado pianista francês Roger Muraro, conhecido pelas suas interpretações de referência da música de Olivier Messiaen, e dirigido pelo maestro americano em ascensão, Benjamin Shwartz. A estreia mundial decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, seguida da estreia americana em São Paulo, no Brasil. A peça foi encomendada ao compositor no âmbito da parceria SP-LX, estabelecida entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a criação, assim como a partilha, da música contemporânea em ambos os países.