15 Outubro 2020

Coro Gulbenkian A Cappella

Entre outubro e dezembro, o Coro Gulbenkian apresenta-se em pequenas formações para apresentar repertório a cappella em três concertos de entrada gratuita.

Coro Gulbenkian E Pedro Teixeira © Gulbenkian Música Márcia Lessa

O primeiro concerto deste ciclo intitulado Coro Gulbenkian A Cappella acontece já este mês (25 de outubro), com peças e compositores de diferentes épocas. Dominique Tille, o maestro que irá dirigir o concerto, é reconhecido pela sua versatilidade e vontade de explorar o poder da música vocal, precisamente através dos seus diferentes formatos e épocas.

O maestro Pedro Teixeira dirige o concerto seguinte (8 de novembro), dedicado à Luz e Sombra, num programa inspirado na técnica chiaroscuro da pintura renascentista, em que as obras que se referem explicitamente à luz e fazem realçar os momentos de sombra, relacionados com a morte. O organista Sérgio Silva acompanha o Coro neste concerto.

Finalmente, sob a direção de Jorge Matta, o Coro Gulbenkian vai evocar alguns autores consagrados que compuseram as mais belas composições relacionadas com o Natal, como Bach, Liszt e Rachmaninov (18 de dezembro).