FCG Secção: Música
Carregar Eventos
  • Filme

Zhu Xiao-Mei: How Bach Defeated Mao

Documentário

Quando

Dom, 21 janeiro 2018
15:00

Onde

Edifício Sede – Auditório 3
Av. de Berna, 45A, Lisboa
217 823 700
Google Maps »

Bilhetes

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete no próprio dia

Zhu Xiao-Mei: How Bach Defeated Mao
Documentário, 2016

Realização: Paul Smaczny
Duração: 58 minutos

A música, especialmente a música de Bach, tornou possível a Zhu Xiao-Mei lidar com os piores desafios da sua existência. A pianista sofreu na pele as consequências do regime de Mao e da revolução Cultural: anos de endoutrinação e “reeducação”, cinco anos confinados a trabalho de campo, família devastada, privações e perseguições. Em 1980, a pianista emigra finalmente para Paris, que se torna a sua nova casa.

O filme narra a história do seu regresso à China quando já é reconhecida internacionalmente pela sua interpretação da obra de Bach, 35 anos depois de deixar o seu país. A decisão de voltar à China não foi fácil para Zhu Xiao-Mei. As feridas causadas por Mao com a Revolução Cultural eram demasiado profundas. Como a sua família era considerada “burguesa” e contrarrevolucionária, a pianista tornou-se vítima de denúncias públicas e testemunhou a destruição de partituras musicais e à humilhação profunda dos seus professores, tendo alguns deles acabo por se suicidar.

Passados 50 anos da Revolução Cultural, com salas de concerto esgotadas, a pianista realiza uma digressão numa China transformada. A escola de música deixou de ser um porto da contrarrevolução e saber tocar um instrumento já não é sinónimo de burguesia ocidental. Pelo contrário, ter um piano é um símbolo de um estatuto ao qual todos aspiram. E no entanto o capítulo negro da revolução Cultural permanece irresoluto. Lutando contra a destruição e a falta de consciência, Zhu Xiao-Mei levanta esta questão que ainda hoje faz sofrer a sociedade chinesa.