
Canções Ibéricas
11 – 12 mar 2023
11 – 12 mar 2023
“O canto popular é a base sobre a qual assenta o fundamento genuíno da arte de uma nação.” Esta conhecida teoria do musicólogo e compositor Felipe Pedrell constitui uma das ideias fulcrais da música da era contemporânea: o folclore é fonte de inspiração para construir uma identidade nacional.
Este fenómeno propagou-se por toda a Europa na transição do seculo XIX para o XX, mas adquiriu especial relevância na Península Ibérica, cuja invulgar riqueza linguística serviu como importante incentivo para uma composição identitária. Este ciclo explora um repertório pouco conhecido, tanto de origem popular como erudito, das canções compostas em catalão, basco, galego e português.

Canções Catalãs / 11 mar, 16:00
A utilização do catalão em todas as formas de arte derivou do esplendor cultural da segunda metade do século XIX. Este concerto percorre os últimos 150 anos de canções catalãs e acrescenta composições mais recentes de dois autores ainda em atividade.
Saber mais
Canções Portuguesas / 11 mar, 18:00
Ana Quintans e Filipe Raposo propõem uma seleção das melhores canções portuguesas do último século em combinação com vários exemplos do Cancioneiro Popular Português.
Saber mais
Canções Bascas / 12 mar, 16:00
O terceiro concerto deste ciclo mergulha numa das mais singulares línguas ibérica – o euskera. A sua origem desconhecida e anterior ao latim, bem como a sua profunda ligação à ruralidade, têm dificultado a sua utilização na composição musical.
Saber mais
Canções Galegas / 12 mar, 18:00
A música erudita galega conheceu uma época de esplendor graças a Antonio Fernández-Cid, cronista central da vida musical espanhola do século XX, que encomendou cerca de oitentas canções a partir de poemas galegos.
Saber mais