FCG Secção: Música

Ville Matvejeff

Piano

Pianista, compositor e maestro, o finlandês Ville Matvejeff é um artista talentoso e multifacetado. Formou-se na Academia Sibelius de Helsínquia e estreou-se, como solista, aos dezoito anos de idade, com a Orquestra Sinfónica da Rádio Finlandesa, sob a direção de Susanna Mälkki. Em 2005 venceu o Concurso de Piano Helmi Vesa, em Helsínquia. Em seguida, apresentou-se em importantes festivais de música como os de Kuhmo, Helsínquia e Bergen, ou o Festival de Kitakyushu, no Japão, bem como em muitos outros palcos na Finlândia e no estrangeiro. Dedica-se também com paixão à música de câmara, tendo nos últimos anos fortalecido a sua colaboração com a soprano Karita Mattila, que acompanhou em recital na Fundação Gulbenkian em 2012. Na presente temporada, o duo apresenta-se também na Ópera de Viena, no Wigmore Hall de Londres e na Ópera de Zurique.

Como maestro, Ville Matvejeff trabalhou com Leif Segerstam e Piergiorgio Morandi. É o atual Maestro Principal da orquestra Jyväskylä Sinfonia e Diretor Artístico do Festival de Música de Turku, na Finlândia. Para além do seu trabalho regular com o Teatro Nacional da Croácia, na presente temporada dirige a Filarmónica de Duisburgo e estreia-se à frente da Sinfónica de Kuopio (Finlândia), dirigindo obras de J. S. Bach, Ravel, Britten e Ligeti. É fundador da companhia New Generation Opera, apresentando programas ambiciosos e tecnologicamente inovadores. No domínio da ópera, dirigiu um amplo repertório, desde As bodas de Figaro, de Mozart, até Lear, de Kimmo Hakola, ou Eerik XIV, de Mikko Heiniö.

Ville Matvejeff é também um compositor em destaque, tendo as suas obras sido apresentadas em vários países europeus, nos Estados Unidos da América, na China e no Japão. Recebeu recentemente encomendas da Orquestra de Câmara Finlandesa e da Sinfónica da Rádio Finlandesa. Em setembro de 2011, o seu Concerto para Violino foi interpretado, em estreia mundial, pela Sinfónica da Rádio Finlandesa, o violinista Petri Aarnio e o maestro Osmo Vänskä, na inauguração do novo auditório do Centro de Música de Helsínquia.

 

Abril 2017