Alexandra Dovgan © DR

Alexandra Dovgan

Piano

Alexandra Dovgan nasceu em 2007 no seio de uma família de músicos. Iniciou os seus estudos musicais aos quatro anos de idade. Aos cinco anos o seu raro talento permitiu-lhe ingressar de imediato na Escola Central de Música do Conservatório de Moscovo, onde estuda atualmente com a professora Mira Marchenko. Foi premiada em cinco competições internacionais, incluindo o Concurso Internacional de Piano Vladimir Krainev, em Moscovo, o Concurso Internacional para Jovens Pianistas “Astana Piano Passion” e o Concurso Internacional de Televisão para Jovens Músicos “The Nutcracker”. Tinha apenas dez anos quando recebeu o “Grande Prémio” do 2.º Concurso Internacional “Grand Piano Competition”, com direção artística de Denis Matsuev.

Apesar de ser ainda muito jovem, Alexandra Dovgan já se estreou em algumas das mais prestigiadas salas de concertos: em 2018 tocou no concerto de abertura do Festival Internacional de Piano do Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, com Denis Matsuev e Valery Gergiev. Em 2019 apresentou-se pela primeira vez na Philharmonie de Berlin e no Grande Auditório do Concertgebouw de Amesterdão, no âmbito das Meesterpianisten Series de Marco Riaskoff, tendo sido recebida com grande entusiasmo pelo público e pela crítica especializada. Em julho do mesmo ano, impressionou de novo o público e a crítica com um recital no Festival de Salzburgo. O ano terminaria com um recital no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris.

Apesar da pandemia, no outono de 2020 apresentou-se em vários concertos: regressou a Salzburgo para tocar com a Mozarteum Orchestra, sob a direção de Trevor Pinnock; em Liubliana tocou com a Filarmónica Eslovena e Philipp von Steinaecker; e em Lugano com a Orchestra della Svizzera Italiana e o maestro François Leleux. Já em 2021, destacam-se recitais no Konzerthaus de Viena, no Prinzregententheater de Munique, no Théâtre des Champs-Élysées, no Tonhalle de Zurique, no Festival de Piano do Vale do Ruhr (Duisburg), no Festival Internacional de Piano de Brescia e Bergamo, e ainda em Lisboa, Turim, Milão, Basileia e Copenhaga, entre outras cidades. Concertos com orquestra incluem a Filarmónica de Estocolmo e o maestro Ton Koopman, a Sinfónica de Barcelona e Kazushi Ono, a Orquestra de Câmara de Basileia e Umberto Benedetti Michelangeli. Em junho de 2021, Gustavo Dudamel convidou-a a tocar o Concerto para Piano n.º 2 de Beethoven, com a Mahler Chamber Orchestra, em Burgos.

Para além da desenvoltura técnica e de uma sonoridade de extrema beleza e precisão, Alexandra Dovgan é uma pianista com grande carisma em palco, transmitindo uma distinta personalidade e uma grande espontaneidade criativa.