Nos bastidores do Grande Auditório

Descubra o que está por detrás da preparação de cada concerto, através do testemunho de vários técnicos que trabalham nos bastidores do Grande Auditório.

 

O maquinista de elevadores
Leonel Picareta, coordenador de maquinaria de cena, leva-nos numa viagem pelos elevadores e equipamentos que permitem a movimentação de instrumentos e estruturas no palco, e todas as configurações e mudanças que o Grande Auditório permite.
O maquinista de palco
O maquinista de cena Alfredo Figueiredo fala-nos sobre os desafios na montagem do palco para uma orquestra, a coordenação com os artistas e as equipas de produção e direção de cena, e algumas histórias curiosas que aconteceram no Grande Auditório.
O afinador de pianos
Em mais de 45 anos de presença nos bastidores das Temporadas Gulbenkian Música, Fernando Gomes [1952-2017] fazia parte da casa. Conhecia todos pianos da Fundação mas também os pianistas, os seus gostos e suas as preferências, que registava com uma memória incomparável.
Como escolher um piano?
Em janeiro de 2018, dois novos pianos chegaram ao Grande Auditório. Mas apenas um foi escolhido. A Gulbenkian Música convidou os pianistas Pedro Burmester e Mário Laginha a testarem os dois e a decidirem qual o eleito. Veja neste vídeo quais os critérios normalmente utilizados na escolha de um piano.
Entre as notas e as palavras
Ter apenas 10 dias para produzir de raiz uma ópera numa sala de concertos significa um esforço hercúleo de foco e concentração. Foi o que aconteceu em março de 2019, quando a Gulbenkian Música produziu a ópera “Romeu e Julieta” de Charles Gounod. O documentário realizado por Andrea Lupi e Rafael Matos acompanha o processo criativo desta produção.

A Música continua

Agora que já descobriu o que acontece nos bastidores do Grande Auditório, poderá também ver, a partir de sua casa, vários concertos de temporadas anteriores, transmissões de salas da rede europeia ECHO, produções do Met Opera de Nova Iorque e um variado conjunto de conteúdos que escolhemos especialmente para o si: documentários, vídeos educativos sobre os instrumentos da Orquestra Gulbenkian, e playlists no Spotify.

Saiba mais