• França, 1899
  • Mármore
  • Inv. 2083
  • Escultura

Sereia alada arrebatando um Adolescente

Denys Pierre Puech

Esta Sereia foi a primeira escultura adquirida para a sua coleção por Calouste Gulbenkian. É uma obra ao gosto clássico, executada por um contemporâneo seu e que obteve um enorme sucesso, como o comprovam as várias versões em gesso e mármore e as muitas reduções em bronze e mármore existentes, entre as quais se inclui o presente exemplar.

A versão original em mármore, com 250 cm de altura, foi executada em 1890 e constituiu o trabalho final do 3º ano de estudos de Puech em Roma, na Academia de França. É uma composição de grande movimento, que traduz um jovem artista apaixonado por uma famosa cantora de ópera (Emma Calvé) e que procurou inspiração no mito grego das sereias que seduziam os marinheiros com o seu canto, para depois os arrastar para as profundezas dos oceanos. A sua sereia, com asas de pássaro, corpo de mulher e cauda de peixe protagoniza o sedutor no ato de atrair a sua vítima. Resultado de uma experiência pessoal, Puech procurou transmitir um carácter universal à sua obra que, embora tenha causado algum escândalo pela ousadia do tema, acabou por ser um verdadeiro sucesso de mercado.

A Sereia foi comercializada por Ferdinand Barbédienne, com quem Gulbenkian mantinha negociações assíduas.

Proveniência

Adquirida por Calouste Gulbenkian a Ferdinand Barbédienne, cerca de 1900.

A.135 cm; L. 90 cm; Prof. 71 cm
Jaudon 1908

Henry Jaudon – Denys Puech et son œuvre. Rodez: E. Carrière, 1908.

Calais 1982

De Carpeaux à Matisse. La Sculpture Française de 1850 à 1914 dans les musées et les collections publiques du Nord de la France, (catálogo da exposição). Lille : Musée des beaux-arts de Calais, 1982.

Figueiredo 1992

Maria Rosa Figueiredo – A Escultura Francesa. Catálogo de Escultura Europeia. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1992, vol. I, p. 188-191.

Atualização em 05 Julho 2018