• Itália (?), séculos XVI-XVII
  • Madeira de ulmeiro com vestígios de dourado
  • Inv. 542
  • Escultura

São Gabriel, o Anjo da Anunciação

Baixo-relevo de grande qualidade de execução e de grande beleza estética, com características ainda renascentistas, mas já grandemente influenciado pelo movimento barroco, representando o Anjo da Anunciação. Este baixo-relevo é apenas um fragmento da obra original que incluiria certamente a Virgem Maria. No canto inferior direito revela-se parte de um possível genuflexório rematado por um anjo, que possuía uma dupla função, porque além de separar os dois polos de ação, servia também de apoio à representação de Maria.

O Arcanjo Gabriel é um dos quatro arcanjos mencionados nas Escrituras Sagradas. Guerreiro do Céu e guardião do tesouro celestial, é o principal mensageiro dos deuses e o Anjo da Redenção. Tem como atributos na mão esquerda o bastão de mensageiro – a vara pomífera – em redor da qual se enrola em espiral uma filactera, onde deveria estar inscrita a saudação angélica: Ave Maria, Gratia Plena. A mão direita dirige-a à Virgem, em gesto oratório, com o indicador elevado para enfatizar as palavras que vai proferir. Gabriel apresenta-se descalço, com as asas ainda esvoaçantes e prepara-se para ajoelhar sobre uma nuvem. Veste túnica fixada junto ao pescoço por um firmal. Na cabeça, a cruz latina, símbolo da religião cristã e da redenção através do Cristianismo.

Proveniência

Coleção Schewitch. Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Graat et Madoulé, na Venda da Coleção Schewitch, realizada em Paris, a 12 de abril de 1906 (lote 320).

v
Mâle 1951

Emile Mâle – L’Art religieux après le Concile de Trente. Paris : A. Colin, 1951.

Réau 1957

Louis Réau – Iconographie de l’Art Chrétien : II Nouveau Testament. Paris : PUF, 1957.

Ferguson 1961

George Ferguson – Signs and Symbols in Christian Art. New York: Oxford University Press, 1961.

Almeida 1983

Carlos A. Ferreira de Almeida - A Anunciação na Arte Medieval em Portugal. Estudo Iconográfico. Porto: Instituto de História de Arte, Faculdade de Letras, 1983.

Figueiredo 1999

Maria Rosa Figueiredo – Catálogo de Escultura Europeia. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1999, vol. II, p. 52-55.