• Veneza, c. 1770-1780
  • Óleo sobre tela
  • Inv. 122

O Canal da Giudecca e a Igreja de Santa Marta

Francesco Guardi

Francesco Guardi representa nesta composição, na qual se avista a ponta de Santa Marta e o canal da Giudecca, uma Veneza periférica povoada de pormenores que narram a vida quotidiana da população local, motivo através do qual o pintor exprimiu de forma particularmente conseguida a sua imensa sensibilidade artística. Este distanciamento relativamente ao lado faustoso de outras pinturas da sua autoria, das quais o Museu Calouste Gulbenkian possui excelentes exemplos (as Feste, sobretudo), proporcionou a Guardi, pela óbvia informalidade do tema, concentrar-se na representação de um amanhecer enevoado, onde a atmosfera feérica do canal toma posse de toda a superfície pictórica.

Na cena prevalecem tonalidades prateadas e azuladas, surgindo as formas mais distantes, embarcações e silhuetas de edifícios, diluídas em leves pinceladas monocromáticas. A humidade da lagoa e o céu acinzentado fazem lembrar a arte do holandês Jan van Goyen. Francesco Guardi faz ainda uso do sfumato, uma conceção de luz com interferência direta na intensidade do contraste existente entre os objetos representados e o espaço envolvente, produzindo-se a partir desse artifício técnico um fenómeno ótico através do qual cor e contornos se atenuam e se dissolvem.

Adquirida por Calouste Gulbenkian, Christie's, Londres, 23 de abril de 1920 (lote 49).

A. 32,5 cm; L. 46,5 cm

Pallucchini 1965

Rodolfo Palluchini, Colecção Calouste Gulbenkian. Francesco Guardi. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965, n.º 13.

Morassi 1973

Antonio Morassi, Guardi. L’Opera completa di Antonio e Francesco Guardi. Veneza: Alfieri, 1973, vol. I, n.º 595; vol. II, p. 427, n.º 627.

Muraro 1993

Michelangelo Muraro, Os Guardi da Colecção C. Gulbenkian / The Guardi Paintings of the C. Gulbenkian Collection. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993, pp. 56-57, n.º 15.

Sampaio 2009

Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 122-123, cat. 51.

Veneza 2012

Francesco Guardi. 1721-1793, catálogo da exposição. Veneza: Museo Correr, 2012, n.º 100, pp. 242, 273.

Atualização em 15 junho 2022

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.