• Paris, c. 1898
  • Bronze
  • Inv. 28

A Eterna Primavera («L’Eternel Printemps»)

Auguste Rodin

Fundidor: Alexis Rudier

Grande parte da obra escultórica de Rodin concentrou-se em torno de uma das suas mais importantes encomendas: a de um Portal Monumental destinado ao futuro Museu das Artes Decorativas de Paris, inspirado n’A Divina Comédia de Dante. Esta encomenda, recebida em 1880, irá ocupá-lo durante muitos anos, sendo ocasião das mais variadas experiências. Muitos dos grupos autónomos hoje conhecidos foram inicialmente projetados para integrar as Portas.

É o caso da presente obra, provavelmente a primeira das suas tentativas de representação de um par amoroso enlaçado, baseadas na história de Paolo e Francesca. Rodin pretende transmitir uma imagem do amor, vivido em toda a sua intensidade e plenitude. A génese desta obra surge num momento de viragem no modo de Rodin encarar o amor, coincidente com a ligação que mantinha com Camille Claudel e que lhe abriu as portas para a possibilidade de coexistência da paixão física com a partilha intelectual.

Habituado a utilizar o modelo vivo para a composição das figuras, Rodin conseguiu dar mais vida aos seus corpos e mais naturalidade às suas atitudes. Trabalhou ainda por justaposição, reutilizando na composição deste grupo figuras criadas anteriormente. Não restam dúvidas que a figura feminina é uma derivante do Torse d’Adèle [Torso de Adèle] (Musée Rodin, Paris, 1882).

Coleção Chéramy. Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Graat, na Venda da Coleção Chéramy, maio de 1913 (lote 620).

A. 64 cm; L. 69 cm; Prof. 38,5 cm

Grappe 1938

Georges Grappe, Catalogue du Musée Rodin. Paris. 1938, pp. 42-43, n.º 100.

Descharnes e Chaubrun 1967

Robert Descharnes e Jean-François Chabrun, Auguste Rodin. Lausanne: Edita Paris, Bibliothèque des Arts, 1967.

Jianou e Goldscheider 1967

Ionel Jianou e Cécile Goldscheider, Rodin. Paris: Arted, 1967, p. 98.

Tancock 1976

J.L. Tancock, The Sculpture of Auguste Rodin. Filadélfia: Philadelphia Museum Of Art, 1976, pp. 241-247.

Elsen 1980

Albert Edward Elsen, In Rodin’s Studio. A Photographic Record of Sculpture in the Making. Oxford: Phaidon, 1980, p. 171, n.º 48.

Jianou e Goldscheider 1981

The Metropolitan Museum of Art Bulletin, primavera de 1981.

Fonsmark 1988

Anne Birgitte Fonsmark, Rodin. La Collection du Brasseur Carl Jacobsen à la Glyptothèque – et œuvres apparentées. Copenhaga: Ny Carlsberg Glyptotek, 1988, pp. 100-102.

Grappe 1988

Impressionist and Modern Painting and Sculpture. London: Christies, 28th March 1988, n.º 3, p. 15.

Figueiredo 1992

Maria Rosa Figueiredo – A Escultura Francesa. Catálogo de Escultura Europeia. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1992, vol. I, pp. 206-213.

Atualização em 09 junho 2022

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