• 1964
  • Tela
  • Tinta de esmalte
  • Inv. 67P291
  • Pintura
  • Arte Portuguesa

Lourdes Castro

Odalisque d’ Après Ingres

Sobre esta obra Dimitri Salmon* escreveu que era uma homenagem a uma das «grandes damas» de um museu (o Louvre) que Lourdes de Castro frequentou assiduamente quando viveu em Paris de 1957 a 1982, transformando a obra de Ingres num signo, numa forma e ao limitá-la a um contorno desmaterializa a pessoa reduzindo-a a uma silhueta.

 

La Grande Odalisque é uma das obras mais icónicas do pintor francês Ingres (1780-1867), e da história da arte, e tem sido uma fonte de inspiração e de citação para inúmeros artistas: retrato de uma mulher nua mas rodeada de tecidos que caem, deslizam, enrolam-se em pregas, vestígios da movimentação do corpo e que apelam ao tacto e sobretudo são a moldura para o corpo sensual, curvilíneo da mulher que estando de costas – e que costas – no entanto nos olha de lado, consciente que a estamos a observar.

 

É precisamente isto tudo que Lourdes Castro apaga e omite, desenhando só o contorno do corpo a vermelho sobre fundo verde. Ainda sobre a sombra e o contorno, Lourdes Castro escreveu em 1963:

«A sombra ainda é palpável. O contorno já não é. O contorno surpreendeu-me porque não existia antes de eu o desenhar; é, creio, um novo olhar sobre o que me rodeia. A sombra projetada como contorno interessa-me muito mais do que a sua simples representação. Porque o contorno da sombra é ainda mais fantasmático, fugitivo, ainda mais ausente. Enquanto que um contorno é qualquer coisa que foi feita com a presença da sombra, mas que dela se liberta. O contorno sugere a ausência, verdadeira e absolutamente. E, para mim, é ir ainda mais longe. O contorno é o Menos que posso ter de alguma coisa, de alguém, conservando as suas características.» **

 

*Cf. cat. Ingres Regards Croisés de Jean Pierre Cuzin e Dimitri Salmon, Mengés, Réunion des Musées Nationaux, Paris 2006.

 

**In Além da Sombra, CAM - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1992.

 

 

Isabel Carlos

 

Maio de 2013

 

 

TipoValorUnidadesParte
Altura59,5cmsuporte
Largura119,5cmsuporte
Profundidade2,5cmsuporte
Tipo assinatura
TextoLourdes Castro
Posiçãofrente, canto inferior esquerdo
Tipo data
Texto1964
Posiçãofrente, canto inferior esquerdo
TipoAquisição
Data15 Julho 1967
"Ingres et les modernes"
Musée Ingres, Montauban
Curadoria: Musée Ingres, Montauban
3 de Julho de 2009 a 4 de OUtubro de 2009
Montauban
O Musée Ingres de Montaubans está a organizar, em colaboração com o Musée National des Beux Arts du Quebec uma exposição intitulada "Ingres et les modernes", que irá apresentar em 2009 em Montauban.
Estampa, Salón Internacional del Grabado y Ediciones de Arte Contemporâneo
Instituto Camões
Curadoria: Instituto Camões
9 de Novembro de 2005 a 13 de Novembro de 2005
Espaço Tentaciones, Madrid
Exposição organizada pelo Instituto Camões em colaboração com a Embaixada de Portugal em Madrid.