Irineu Destourelles. Subtitulizar/Subtitling

Para o Espaço Projeto da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Irineu Destourelles (Santo Antão, Cabo Verde, 1974) apresentou uma seleção de quatro vídeos, que resultam do cruzamento entre a escrita e o filme.

O artista explora nos seus trabalhos a perpetuação, no presente, de práticas e valores coloniais e o seu impacto na formação das relações sociais e de poder, em que a experiência da violência discursiva é central. No centro do trabalho está também a experiência da diáspora face à dualidade linguística, cultural e geográfica, acompanhada pela sensação de perda (de queda), de diferença e de oposição.

O título Subtitulizar remete para uma ação, o «fazer» dos subtítulos, um neologismo criado pelo artista que evoca a habitual presença dos subtítulos (legendas) em português nos filmes estrangeiros, no cinema e na televisão, uma memória nostálgica dos tempos da sua infância.

O texto da autoria da comissária da exposição, Rita Fabiana, aborda os momentos mais relevantes da obra do artista numa perspetiva diacrónica.

A publicação é bilingue e integra a linha editorial do Espaço Projeto.

 

Ver Publicação (PDF 716 KB)

Ficha técnica

Textos:
Rita Fabiana, Susana Gomes da Silva
Coordenação editorial:
Museu Calouste Gulbenkian
Editado:
2019
Páginas:
16
Língua:
Português/Inglês
Capa:
Brochado
ISBN:
978-989-8758-64-4
Preço:
5 €
Stock:
available