A História Partilhada. Tesouros dos Palácios Reais de Espanha

Publicado por ocasião da exposição A História Partilhada. Tesouros dos Palácios Reais de Espanha, este catálogo, enquanto testemunho perene, reproduz as 141 obras de arte que integram a mostra. À semelhança da exposição, esta publicação realizou-se em estreita colaboração com o Património Nacional de Espanha, fazendo-se assim acompanhar cada objeto por um texto que o contextualiza e explora.

Para além dos textos de peça, esta publicação integra ainda dois ensaios. O primeiro, sobre os palácios reais de Espanha, é da autoria dos três comissários, Pilar Benito García e Álvaro Soler del Campo, responsáveis do Serviço e do Departamento de Conservação do Património Nacional, e João Castel-Branco Pereira, diretor do Museu Calouste Gulbenkian. O segundo ensaio, da autoria do Professor Catedrático Fernando Bouza, faz a ligação entre Isabel, a Católica, e Isabel de Bragança, mulher de Fernando VII, enquanto polos temporais que delimitam esta exposição.

O catálogo inclui ainda dois importantes contributos para o conhecimento dos 350 anos da história partilhada entre Portugal e Espanha: uma cronologia, com os acontecimentos históricos e artísticos mais relevantes para os dois países, e uma genealogia destacável que retrata os laços familiares que se estabeleceram entre ambas as Coroas durante o período em questão.

Ficha técnica

Textos:
Pilar Benito García, Álvaro Soler del Campo, João Castel-Branco Pereira e Fernando Bouza.
Coordenação editorial:
Carla Paulino
Editado:
2014
Páginas:
360
ISBN:
978-989-8758-05-7