Pinturas de Guardi em Paris e Veneza

A exposição EBLOUISSANTE VENISE! Venise, les arts et l’Europe au XVIIIe siècle apresenta duas pinturas de Francesco Guardi, emprestadas pelo Museu Calouste Gulbenkian. A decorrer no Grand Palais, em Paris, de 26 de setembro de 2018 a 21 de janeiro de 2019, segue, posteriormente, para a Fondazione Musei Civici di Venezia – Palazzo Ducale, em Veneza, onde estará de 23 de fevereiro a 9 de junho de 2019.

Esta exposição reúne uma seleção das obras mais representativas dos artistas europeus que viviam e trabalhavam em Veneza, no final do século XVIII. Francesco Guardi (1712-1793), ele próprio veneziano, foi um dos pintores, desta época, que mais se destacou.

Ambas as pinturas de Guardi, realizadas por volta do ano 1775, ilustram este ambiente citadino, com toda a sua vida, cor e bulício. Em A Festa da Ascensão na Praça de São Marcos – capa do catálogo da exposição – figura a Praça de São Marcos decorada para a realização do mais sumptuoso festival de Veneza, a Festa della Sensa. Regata no Grande Canal, por sua vez,representa o Grande Canal visto de Ca’Foscari no momento de realização de uma regata.

Atualização em 22 Novembro 2018