Ghirlandaio em Munique

Até 27 de janeiro de 2019, a pintura Retrato de uma Jovem, de Domenico Ghirlandaio, encontra-se na Alte Pinakothek de Munique, cedida pelo Museu Calouste Gulbenkian à exposição Florença e os seus Pintores: de Giotto a Leonardo da Vinci.

Esta mostra, que inaugura a nova galeria de exposições temporárias do museu alemão, surgiu como o culminar de um projeto de investigação interdisciplinar e tem como objetivo dar a conhecer os métodos de trabalho dos artistas italianos e explicar a relação profunda entre as inovações técnicas e estilísticas que se deram em Florença, berço do Renascimento, na passagem do século XIV para o XV.

O Retrato de uma Jovem, datado de cerca de 1490, figura nesta exposição entre 120 peças provenientes não só do rico acervo da Alte Pinakothek, mas também de outras grandes coleções de Florença, Londres, Nova Iorque, Washington, Viena e Berlim. Além de Ghirlandaio, destacam-se, entre os artistas presentes nesta exposição, nomes como Fra Angelico, Filippo e Filippino Lippi, Sandro Botticelli e Leonardo da Vinci.