Ana Hatherly em Guadalajara

Um importante conjunto de obras de Ana Hatherly, pertencentes à Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, atravessou o Atlântico para figurar na exposição Ana Hatherly y el barroco: en un jardín hecho de tinta, que será apresentada no Museo de las Artes Universidad de Guadalajara, no México, por iniciativa da Direção‑Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Concebida por Paulo Pires do Vale para o Museu Calouste Gulbenkian, onde esteve exposta até janeiro deste ano, esta exposição, agora enriquecida com obras do Barroco mexicano, analisa a influência que o Barroco exerceu sobre a arte de Ana Hatherly e, ao mesmo tempo, mostra como as investigações e experiências desta multifacetada artista contribuíram para a revalorização deste período.

A inauguração desta mostra, a 24 de novembro, insere-se no âmbito da vasta programação cultural promovida no contexto da Feria Internacional del Libro de Guadalajara, onde Portugal ocupa um lugar de destaque, enquanto convidado de honra. A sua presença no México prolonga-se até 3 de fevereiro de 2019.

 

Atualização em 29 Novembro 2018