Exposições Futuras

Filipa César. Crioulo Quântico

Filipa César. Crioulo Quântico

Filipa César propõe uma instalação e um filme de ensaio que abordam a crioulização para lá da linguagem e como modo de pensar o mundo. A artista apresenta uma instalação e um filme de ensaio que resultou de um processo de pesquisa coletivo e que introduz vários formatos de imagem em movimento, numa abordagem sobre dinâmicas de crioulização, no seu contexto histórico e biológico.

O Gosto pela Arte Islâmica

O Gosto pela Arte Islâmica

No ano em que se comemoram 150 anos do nascimento de Calouste Gulbenkian, esta exposição tenta compreender o crescente fascínio do colecionador e dos seus contemporâneos pelo orientalismo a partir de obras-primas do núcleo de arte islâmica da Coleção do Fundador e de outras importantes coleções internacionais.

Irineu Destourelles. Subtitulizar

Irineu Destourelles. Subtitulizar

O artista Irineu Destourelles desenvolveu um projeto centrado na questão das práticas coloniais e nas relações sociais e de poder, partindo da sua própria condição de diáspora.

Art on Display

Art on Display

Para assinalar os 50 anos do Museu Gulbenkian, esta exposição tem como ponto de partida as soluções expositivas pensadas para a sua abertura em 1969. Recria também diferentes formas de expor concebidas por Franco Albini, Carlo Scarpa, Lina Bo Bardi, Aldo van Eyck e Alison e Peter Smithson noutros países.