Exposições Futuras

Sara Bichão. Encontra-me, mato-te

Sara Bichão. Encontra-me, mato-te

A exposição nasce de uma experiência pessoal forte que levou a artista a questionar-se sobre si mesma: como identidade singular, com um corpo próprio, e como parte de um todo. Sara Bichão relata a experiência de pânico que viveu num lago vulcânico, a meio da travessia da cratera, a nado e sozinha, quando se apercebeu estar no centro da mesma.

Pós-Pop, Fora do Lugar-Comum

Pós-Pop, Fora do Lugar-Comum

Esta exposição apresenta, na sua quase totalidade, obras produzidas entre 1965 e 1975, em Portugal e Inglaterra. Em algumas delas, nota-se uma unidade que tem a ver com a divergência bem-humorada em relação ao lugar-comum proposto pela Pop Art.

Praneet Soi

Praneet Soi

Para o espaço da Galeria do Piso Inferior, o artista Praneet Soi (1971, Calcutá) propõe uma instalação ativada pela exploração que fez da coleção islâmica do Museu Calouste Gulbenkian e do seu recente trabalho em Caxemira.

Aimée Zito Lema. From Conflict to Conviviality

Aimée Zito Lema. From Conflict to Conviviality

O trabalho de Aimée Zito Lema (n. 1982, NL) incide sobre a memória, o registo e a transmissão intergeracional de acontecimentos através da história material e do corpo humano. Colocando lado a lado as práticas estéticas e sociais, a sua obra habita um universo onde o material e o humano interagem em relações críticas.

A Pose. Escultura Francesa do Século XIX

A Pose. Escultura Francesa do Século XIX

Cerca de três dezenas de esculturas das coleções do Museu Calouste Gulbenkian e da Ny Carlsberg Glyptotek de Copenhaga integrarão uma exposição inédita dedicada à pose na escultura francesa do século XIX.

Iraque e o Modernismo

Iraque e o Modernismo

Entre o final da década de 1950 e o princípio da década de 1970, a Fundação Calouste Gulbenkian desenvolveu uma fortíssima atividade filantrópica no Iraque. Esta, desde cedo justificada como contrapartida dos proventos obtidos com a exploração do petróleo, foi levada a cabo quer através dos seus instrumentos distributivos (bolsas e subsídios), quer através de projetos e iniciativas diretas.