Reflections on Reflections: Van Eyck and the Pre-Raphaelites
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Auditório 3 Fundação Calouste GulbenkianNesta conferência, Alison Smith abordará as ideias subjacentes à exposição Reflections: van Eyck and the Pre-Raphaelites [Reflexos: Van Eyck e os Pré-Rafaelitas], de que é curadora em colaboração com Susan Foster, patente atualmente na National Gallery de Londres. A exposição tem como foco o retrato do Casal Arnolfini, de Jan van Eyck, do acervo da National Gallery desde 1842, e que, em 1848, influenciou grandemente a Irmandade Pré-Rafaelita e o seu estilo radical de pintura. Foi esta obra que veio fundamentar a convicção dos pintores pré-rafaelitas numa observação direta e numa abordagem inovadora da técnica e do cromatismo, imprimindo aos objetos comuns um valor simbólico. Acima de tudo, como a conferencista irá demonstrar, o espelho convexo colocado no centro do retrato do Casal Arnolfini apresentou-lhes novas formas de representar o espaço real e o espaço ilusório. A partir da fascinante história do retrato de Van Eyck, e de como veio a ser adquirido pela National Gallery, Alison Smith irá debruçar-se sobre algumas pinturas que integram a exposição Reflections, para demonstrar como esta obra flamenga inspirou algumas das obras mais notáveis associadas ao movimento pré-rafaelita.
Em inglês, sem tradução simultânea.
Alison Smith
Alison Smith é Conservadora Principal de Arte Inglesa do século XIX na Tate Britain. Desde que iniciou o seu trabalho na Tate, em 2000, foi responsável por um número significativo de aquisições, tendo chefiado numerosas investigações e projetos expositivos. De entre as suas exposições na Tate, contam-se: Exposed: The Victorian Nude (2001), Millais (2007), Pre-Raphaelites: Victorian Avant-Garde (2012) e, mais recentemente, Artist and Empire (2015). Prepara atualmente uma exposição dedicada à arte de Edward Burne-Jones, a ser inaugurada em 2018. No próximo mês de novembro deixará a Tate, assumindo funções de conservadora principal na National Portrait Gallery, em Londres.