Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
  • Conferência

Os Jardins de Xá Jahan – Decoração Floral na Arquitetura Mogol

Quando

Qua, 4 abril 2018
18:00 até 19:30

Onde

Edifício Sede – Auditório 3
Av. de Berna, 45A , Lisboa
217 823 000
Google Maps »

Bilhetes

Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

Entre as artes dos três grandes impérios do mundo islâmico – otomano, safávida e mogol –, a ornamentação arquitetónica de motivos florais, criada sob os auspícios do imperador mogol Xá Jahan (r. 1628-1658), era original e admirável no seu naturalismo e nas suas características estéticas. Como assinalaremos na conferência, as representações florais do imperador ambicionavam até suplantar a natureza e oferecer expressivas e permanentes qualidades paradisíacas aos seus edifícios, de entre os quais se destaca o Taj Mahal, o mausoléu que mandou construir em memória da sua bem-amada esposa Mumtaz Mahal. Os motivos florais e as formas vegetalistas caracterizam igualmente os seus palácios e mesquitas, nos quais esta «florescência» decorativa encerra também um significado político: simboliza a Idade de Ouro de Xá Jahan.

Esta conferência de Ebba Koch está inserida no âmbito da programação complementar da exposição As Flores do Imperador. Do Bolbo ao Tapete.

Ebba Koch é Historiadora de Arte, Professora no Instituto de História da Arte em Viena e investigadora sénior da Academia das Ciências Austríaca. Especialista em Arquitetura Mogol. Consultora, na área da arquitetura, para a conservação do Taj Mahal, desde 2001.

 

Em agenda