Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
  • Exposição

Helmut Federle

Matéria Abstrata (Pinturas e Cerâmicas)

Quando

Até Seg, 18 setembro 2017
10:00 até 18:00

Encerra às terças

Onde

Coleção do Fundador – Galeria do Piso Inferior
Av. de Berna, 45A, Lisboa
217 823 000
Google Maps »

Bilhetes

3€

O Museu Calouste Gulbenkian apresenta uma exposição sobre o trabalho e as coleções de cerâmicas marroquinas e japonesas do século XVII do pintor suíço Helmut Federle, colocadas em diálogo com as cerâmicas de arte islâmica do Museu, quer no espaço da Galeria de Arte Islâmica da exposição permanente, como na Galeria do Piso Inferior.

Esta exposição, que decorre entre 9 de junho e 18 de setembro de 2017, inclui catorze pinturas selecionadas pelo próprio Artista, em estreita colaboração com a curadoria do Museu, e cerca de trinta cerâmicas de ambas as coleções.

A atenção principal desta exposição está concentrada na forma como as cerâmicas safávidas da Coleção do Fundador, e as cerâmicas marroquinas e japonesas da coleção de Helmut Federle, todas do século XVII, dialogam entre si, mas igualmente a forma como se relacionam com a sua produção artística contemporânea, tudo atravessado por um sentido geral de abstração. A dupla condição de Helmut Federle como artista e colecionador é igualmente abordada, quer na exposição como na publicação que a acompanha.

Curador: Jorge Rodrigues

 

Programação complementar

Visitas orientadas
Quarta, 13 setembro, 15:00
Ver evento

Visitas para grupos mediante marcação prévia
Marcações para visitas guiadas:
217 823 800
descobrirmarcacoes@gulbenkian.pt

Mais informações:
museu@gulbenkian.pt