Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
  • Filme

Fernando Lemos – «como, não é retrato?»

Antestreia do filme de Jorge Silva Melo

Quando

Qui, 15 fevereiro 2018
18:30 até 19:50

Onde

Coleção Moderna – Sala Polivalente
R. Dr. Nicolau Bettencourt, Lisboa
(+351) 217 823 474
Google Maps »

Bilhetes

Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço. Bilhetes levantados no próprio dia.

«Deixou Lisboa em 1953. Foi para São Paulo, Brasil. E deixou-nos a mais impressionante galeria de retratos eu diria que desde Columbano: os seus amigos, atores, escritores, pintores que fotografou incessantemente naqueles três últimos anos que viveu em Portugal. E é pintor, gráfico, poeta. Como ele diz, “Fui estudante, serralheiro, marceneiro, estofador, impressor de litografia, desenhador, publicitário, professor, pintor, fotógrafo, tocador de gaita, emigrante, exilado, diretor de museu, assessor de ministros, pesquisador, jornalista, poeta, júri de concursos, conselheiro de pinacotecas, comissário de eventos internacionais, designer de feiras industriais, cenógrafo, pai de filhos, bolseiro, e tenho duas pátrias, uma que me fez e outra que ajudo a fazer. Como se vê, sou mais um português à procura de coisa melhor.”

Este filme é um retrato em duas partes; uma longa entrevista em 2008, aquando de uma passagem por Lisboa, outra em 2017, em São Paulo. Uma vida. A vida feliz de um homem inquieto.»

Jorge Silva Melo

 

Imagem: José Luís Carvalhosa Som: Armanda Carvalho Montagem: Miguel Aguiar Misturas: Nuno Carvalho Produção: Manuel João Aguas, Pedro Jordão

 


   Uma produção Artistas Unidos/RTP, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.