Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
  • Conferência

A Decoração Floral na Arte Mogol

Quando

Qua, 21 março 2018
18:00 até 19:30

Onde

Edifício Sede – Sala 1
Av. de Berna, 45A , Lisboa
217 823 000
Google Maps »

Bilhetes

Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

Diretamente associados à imagem do Jardim do Paraíso, os motivos florais tiveram expressão notável na arte mogol.  Inicialmente uma transcrição da arte do Irão safávida, manifestaram-se de um modo próprio na produção mogol, nomeadamente na disposição ritmada dos motivos, onde não foi estranha a influência das Naturaliaeuropeias.  Nesta comunicação debruçamo-nos prioritariamente nas obras preciosas, das pedras duras à joalharia, de que o Império mogol nos deixou um legado inestimável e onde, significativamente, a presença portuguesa igualmente não se deixou de sentir. 

Conferência de Nuno Vassalo e Silva está inserida no âmbito da programação complementar da exposição As Flores do Imperador. Do Bolbo ao Tapete.

Nuno Vassallo e Silva é doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. As suas investigações debruçam-se na arte da ourivesaria e joalharia, história do colecionismo e as relações artísticas no período da Expansão, com especial destaque para Portugal e a Índia. Comissário de exposições nacionais e internacionais nestes domínios é autor de diversos livros e estudos tendo recebido em 2013 o Prémio Dr. José de Figueiredo, da Academia Nacional de Belas-Artes pela obra Ourivesaria Portuguesa de Aparato. Séculos XV e XVI.

 

Em agenda