Carregar Eventos
  • Conferência

Ciclo de seminários «Tesouros em pergaminho»

A coleção de manuscritos iluminados ocidentais de Calouste Sarkis Gulbenkian

Quando

Desde Qui, 18 janeiro 2018 até Ter, 30 abril 2019
10:00 até 18:00

Onde

Coleção do Fundador
Av. de Berna, 45A, Lisboa
217 823 000
Google Maps »

Bilhetes

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete

Este ciclo de seminários, que decidimos intitular «Tesouros em Pergaminho – A coleção de manuscritos iluminados ocidentais de Calouste Sarkis Gulbenkian», é resultado de uma parceria entre o Museu Calouste Gulbenkian e o Instituto de Estudos Medievais, e pretende dar a conhecer a excelência dos códices e fragmentos reunidos pelo colecionador. Embora estejam desde sempre acessíveis aos investigadores e já tenham sido estudados por especialistas, e muitos deles divulgados em circuitos internacionais e exibidos no contexto da exposição A Imagem do Tempo. Livros Manuscritos Ocidentais (2000), os exemplares desta coleção merecem uma maior divulgação junto da comunidade científica nacional e do público em geral. Com este propósito, um grupo de investigadores especializados nesta área elegeu um conjunto significativo de manuscritos, cujos textos e imagens marcaram a Idade Média europeia. Em termos temáticos, as sessões compreendem um grupo abrangente de obras, com textos de referência no domínio da exegese bíblica, da espiritualidade, da filosofia, do direito, da liturgia e literatura profana, acrescentando-se, ainda, uma sessão sobre a problemática da conservação e do restauro a que muitos deles foram sujeitos.

Trata-se de um ciclo de seminários aberto e dirigido ao público em geral, mas reveste-se de particular interesse para docentes, investigadores e estudantes na área de História da Arte Medieval.

Coordenação: Luís Correia de Sousa, Maria Adelaide Miranda

Este projeto resulta de uma colaboração entre o Museu Calouste Gulbenkian e o Instituto de Estudos Medievais, unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

 

Apresentação geral da Coleção
Quinta-feira, 18 janeiro, 17:00
Coleção do Fundador – Sala do Setor Educativo
Duração: 60 min

A coleção de livros iluminados europeus reunida por Calouste S. Gulbenkian é constituída por vinte e quatro livros manuscritos, um incunábulo e onze fólios soltos, produzidos entre o século XII e o século XVI nos principais centros europeus, com particular destaque para a França. Trata-se de um conjunto diversificado, que integra textos bíblicos, litúrgicos e devocionais, em que se destacam os livros de horas, mas também livros literários e jurídicos provenientes de grandes coleções, adquiridos entre 1919 e 1937, sobretudo em Londres e em Paris, confirmando o gosto do colecionador por «manuscritos do maior valor artístico».

Orador: João Carvalho Dias

 

Moralia in Job
Quinta-feira, 15 fevereiro, 17:00
Coleção do Fundador – Sala do Setor Educativo
Duração: 60 min

Os Moralia in Job de Gregório Magno foram dos comentários bíblicos mais copiados na Idade Média. Trata-se de uma obra exegética sobre o Livro de Job, oferecida a Leandro de Sevilha em 583. Os fragmentos M79A e M79B, conservados no Museu Calouste Gulbenkian, integravam um notável manuscrito iluminado da segunda metade do século XII, que teria sido produzido entre o nordeste de França e a Flandres. Neste seminário, pretendemos destacar a importância do texto, do programa iconográfico e da qualidade artística da iluminura, relacionando-os com outros manuscritos contemporâneos.

Oradores: Adelaide Miranda, Luís Correia de Sousa

 

Apocalipse
Quinta-feira, 15 março, 17:00
Coleção do Fundador – Sala do Setor Educativo
Duração: 60 min

Na Inglaterra dos séculos XIII e XIV multiplicou-se a produção de apocalipses iluminados. Trata-se de um tipo de códice acompanhado de grandes ciclos de ilustrações, que supôs um salto qualitativo indubitável no que concerne às possibilidades estilísticas e iconográficas da imagética apocalíptica medieval. Hoje em dia, estes manuscritos encontram-se espalhados por bibliotecas e coleções de todos os cantos do mundo. Um deles, conhecido como «Apocalipse Gulbenkian», faz parte da coleção de manuscritos iluminados ocidentais de Calouste Sarkis Gulbenkian e será analisado nesta sessão.

Orador: Alicia Miguélez