Carregar Eventos
  • Gulbenkian Itinerante

Atravessando culturas através dos tempos

Quando

Desde Sáb, 17 novembro 2018 até Dom, 24 março 2019
Todo o dia

Onde

CAC Graça Morais/Espaço Miguel Torga, Sabrosa
Rua Abílio Beça, 105 , Bragança
Google Maps »

CAC Graça Morais/ Sabrosa, Espaço Miguel Torga, Bragança, 1 dez 2018 – 24 mar 2019
Centro de Arte Contemporânea, Castelo Branco, 6 abr – 28 jul 2019
Museu de Portimão, Portimão, 8 dez 2018 – 3 mar 2019
Centro de Artes de Sines, Sines, 16 mar 2019 – 9 jun 2019
Palácio da Galeria, Tavira, 23 nov 2019 – 23 fev 2020

 

Em 2016 o Museu Calouste Gulbenkian reuniu, pela primeira vez, duas coleções: a Coleção do Fundador e a Coleção Moderna. Seguindo esta nova linha, que abrange culturas artísticas de diferentes países e períodos, o Museu lançou o mote «Atravessando culturas através dos tempos», que, de certa forma, resume aquilo que o torna tão especial.

Ao mesmo tempo, pretendemos partilhar esta nova dinâmica com os visitantes que não vivem em Lisboa, enviando uma seleção de obras das duas coleções numa viagem por todo o país. Três conjuntos de objetos, constituídos com o objetivo de responder a este desafio e às especificações dos diferentes espaços, foram escolhidos pelos nossos parceiros, que têm vindo a colaborar com o Museu Calouste Gulbenkian, com acesso especial às reservas.

Trabalhos de artistas modernos portugueses juntam-se a obras de outros tempos e de outros lugares. Os suportes são diversos, incluindo azulejos, miniaturas, veludos, tapeçarias, pinturas, gravuras e esculturas com origens na Turquia, na Síria, na Índia, no Japão e em França. A coleção de Calouste Gulbenkian atravessa um período de quase 2000 anos, cruzando várias partes do mundo; aqui, podemos experienciar esta coleção em diálogo com obras portuguesas produzidas nos últimos cinquenta anos.

Portugal tem vindo a tornar-se mais internacional e o Museu Calouste Gulbenkian segue o mesmo caminho. O projeto «Gulbenkian Itinerante» dá a novos centros culturais portugueses a oportunidade de exporem um conjunto de obras excecionais, que exploram a cultura verdadeiramente internacional que herdámos. Uma viagem por Portugal que reflete uma longa jornada através do tempo e dos continentes que aqui se encontram representados.

Para informações acerca dos horários de abertura, consulte as páginas dos respetivos espaços de exposição.

Em agenda