Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
  • Conferência

As Histórias Que as Plantas Tecem

Quando

Qua, 9 maio 2018
18:00 até 19:30

Onde

Edifício Sede – Sala 1
Av. de Berna, 45A , Lisboa
217 823 000
Google Maps »

Bilhetes

Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

Ao longo da história, as populações fizeram-se sempre acompanhar das suas plantas preferidas, ou porque úteis ou porque belas. Se não nos jardins, dentro da casa, vivas ou representadas em diferentes suportes, objetos de admiração e de adorno. Mas retiradas do tapete, afinal de onde vêm estas espécies botânicas, qual o seu habitat e comportamento ecológico? Proponho uma abordagem biológica aos desafios de aclimatação de plantas, detalhes sobre a sua história natural, bem como histórias de sucesso e derrotas nesse grande empreendimento que foi, e continua a ser, o entretecer da flora terrestre pelos seres humanos.

Esta conferência de António Carmo Gouveia está inserida no âmbito da programação complementar da exposição As Flores do Imperador. Do Bolbo ao Tapete.

António Carmo Gouveia é Diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Doutorado em Ecologia pela Universidade de Coimbra, com trabalho em ecologia do montado. Mais recentemente, divide a sua investigação entre a ecologia de plantas invasoras e a história da ciência, como investigador no Centro de Ecologia Funcional da UC. Foi investigador visitante na Universidade de Stanford e no CSIC-Doñana, em Sevilha. Coordenou o projeto No trilho dos Naturalistas.

 

 

Em agenda