Carregar Eventos
  • Outros Eventos

24 Estórias Entre Vizinhos

Quando

22 novembro 2018 – 7 janeiro 2019
10:00 até 18:00

Onde

Coleção Moderna
R. Dr. Nicolau Bettencourt , Lisboa
217 823 474
Google Maps »

Bilhetes

Entrada Livre

24 Estórias Entre Vizinhos é uma intervenção artística participativa de Ana João Romana realizada com os membros do projeto Entre Vizinhos, desenvolvido pelo Museu Calouste Gulbenkian  desde 2017, em colaboração com a população sénior de três centros de dia da Freguesia das Avenidas Novas. 

Entre Vizinhos é um projeto educativo mediado por Diana Pereira e Joana Andrade que tem como objetivo reforçar laços de vizinhança e comunidade, fazendo do museu um espaço de encontros e partilha, de construção de experiências e memórias, um terreno para a audácia e a criatividade.

As questões Quais são as memórias que tem da freguesia? E as memórias da Fundação? foram o ponto de partida para a recolha de depoimentos realizada pela artista, que se materializa numa intervenção com dois momentos: a publicação de um livro de artista e a instalação de estórias em espaços públicos que se estendem da Fundação Calouste Gulbenkian ao bairro. Os locais foram escolhidos pelos participantes e o livro de artista é fruto de um trabalho coletivo que inclui retratos de Eduardo Sousa Ribeiro.

24 Estórias é um dos resultados do projeto Entre Vizinhos, constituindo uma expressão artística que dá visibilidade às memórias dos participantes, unindo simbólica e artisticamente os espaços da vida quotidiana de todos nós.

 

Locais no bairro onde estão instaladas estórias: Associação de Auxílio Social de São Sebastião da Pedreira; Associação para o Desenvolvimento e Apoio Social – Bairro do Rego; Barbearia Américo Silva; Centro de Dia D. Maria I – Santa Casa Misericórdia de Lisboa; El Corte Inglês; Electro Tenente Espanca; Escola Básica Marquesa de Alorna; Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho; Florista do Mercado do Rego; Fundação Calouste Gulbenkian; Igreja da Nossa Senhora de Fátima; Junta de Freguesia Avenidas Novas; Livraria Promobooks – Apolo 70; Pronto-a-Vestir Florinda; Residência Universitária Feminina da Universidade Católica Portuguesa; Restaurante Galeria 44 and Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

 

Artista convidada: Ana João Romana; Mediação: Diana Lopes Pereira, Joana Andrade, Susana Gomes da Silva (coord.); Participantes: Almerinda André, António Galvão, António Lima, Diana Pereira, Donzília da Conceição, Fernando Almeida, Fernando Gonçalves, Florinda Gonçalves, Gabriela Rosado, Georgina Barbedo, Joana Andrade, Joaquim Pessoa, Leonor Boavida, Maria Helena Almeida, Maria de Lurdes Carvalho, Maria Dias Duarte, Margarida Nunes, Mónica Cegonho, Octávio Fernandes, Ondina Matos, Palmira Simões, Serge Lanz, Teresa Loureiro, Virgínia Ribeiro; Instituições Parceiras: Associação de Auxílio Social de São Sebastião da Pedreira, Associação para o Desenvolvimento e Apoio Social – Bairro do Rego, Centro de Dia D. Maria I – Santa Casa Misericórdia de Lisboa; Fotografia: Eduardo Sousa Ribeiro; Design gráfico: António Faria / Ana João Romana; Revisão (português): Susana Romana; Revisão (inglês): Ana Rita Palmeirim; Agradecimento: Inês Almeida

 

Ver notícia

 

Programação complementar

Visitas

À conversa com a artista Ana João Romana e participantes
Sábado, 24 novembro, 16:00
Sexta, 14 dezembro, 15:00
Saber mais

Marcações e informações para escolas e grupos
ialmeida@gulbenkian.pt 
21 782 3621

 

 

Em agenda