
Condições de Acesso ao Museu
A abertura ao público do Museu Calouste Gulbenkian – da Coleção do Fundador e das exposições temporárias – no atual contexto de pandemia exige a definição de medidas concretas para a segurança dos nossos visitantes, cumprindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). O Museu Calouste Gulbenkian recebeu o Selo Clean & Safe, atribuído pelo Ministério da Cultura – Património Cultural, certificando a aplicação das mesmas.
Deste modo, a visita deverá ser feita de acordo com as seguintes condições:
- O acesso ao Museu e às exposições temporárias deve ser feito apenas pela entrada principal do edifício da Coleção do Fundador.
- Todos os visitantes devem utilizar máscara dentro dos espaços do Museu, incluindo no Átrio e na Loja.
- Dentro de todos os espaços do Museu deve ser mantida a distância de segurança de 2 metros entre cada visitante, como recomendado pela Direção Geral de Saúde.
- A Coleção do Fundador tem uma lotação máxima de 160 pessoas, existindo ainda lotações específicas dentro de alguns espaços no seu interior: a Sala de Arte Egípcia e a Sala René Lalique têm a lotação máxima de 3 pessoas.
-
A exposição temporária «Esculturas Infinitas. Do Gesso ao Digital», a decorrer na Galeria Principal da Coleção Fundador, tem uma lotação máxima de 50 pessoas.
-
A exposição temporária «René Lalique e a Idade do Vidro. Arte e Indústria», a decorrer na Galeria do Piso Inferior da Coleção Fundador, tem uma lotação máxima de 25 pessoas.
- A Loja do Museu está limitada a 3 visitantes em simultâneo.
- O bengaleiro do Museu encontra-se encerrado, mas os visitantes podem recorrer aos cacifos situados no mesmo local, no piso inferior da Coleção do Fundador.
A Fundação Calouste Gulbenkian definiu um Plano de Contingência por forma a minimizar os riscos de contágio do novo coronavírus (SARS-CoV-2).
Plano de Contingência
Atualização em 11 novembro 2020